O mundo da vida na escola como espaço para a construção do ser saudável no processo de viver-envelhecer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scortegagna, Helenice de Moura
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94000
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010
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spelling O mundo da vida na escola como espaço para a construção do ser saudável no processo de viver-envelhecerEnfermagemEnvelhecimentoEducação em EnfermagemIdosos -Cuidado e higieneTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010A partir da tese de que a escola, por meio de ações educativas de cuidado, permite a formação do sujeito para o viver-envelhecer com mais saúde e expressividade, a pesquisa intitulada: O MUNDO DA VIDA NA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO SER SAUDÁVEL NO PROCESSO DE VIVER-ENVELHECER, objetivou refletir junto aos professores de uma escola pública do norte do Estado do Rio Grande do Sul, as ações educativas desenvolvidas no cotidiano escolar, sob a ótica do cuidado, para compor um discurso com vistas à promoção do aluno como cuidador de si, dos outros e do ambiente familiar, vislumbrando saúde e maior expressividade da vida em toda sua extensão. Essa proposta investigativa, participativa e dialógica foi conduzida à luz da razão comunicativa concebida por Habermas, utilizando como caminho metodológico a pesquisa-ação, segundo Thiollent. A pesquisa desenvolveu-se em encontros mensais, nas dependências da escola, no período de março de 2008 a outubro de 2009. A longevidade e suas inquietações solicitam reflexão quanto aos valores e modelos vigentes, regidos pelo positivismo, na busca de que novos caminhos sejam traçados, conduzindo a uma proposta pedagógica que vislumbre a formação de um indivíduo capaz de olhar a si e aos outros com dignidade, quer seja na dimensão física, psicológica ou relacional com o ambiente em que se insere. Ir ao encontro dos educadores em seu contexto possibilitou conhecer e refletir o quanto suas ações educativas se aproximam do cuidado e o quanto contribuem, por meio de questões éticas e estéticas, para qualificar as relações humanas, considerando a vida que se estende; o que se encontra fortemente vinculado com as questões éticas de saúde. Os dados emergentes foram analisados qualitativamente, buscando-se unidades de significância que constituíram as categorias: a celeuma no discurso como reflexo do mal-estar docente: lacuna para o cuidado; cotidiano escolar: o retrato de uma situação como fruto da distorção comunicativa; dimensão das ações educativas de cuidado na intersubjetividade do cotidiano escolar e o agir comunicativo na pesquisa-ação como interface entre educação e enfermagem. A mediação do processo dialógico possibilitou que os professores, ao olharem para si e para o contexto partilhado, se projetassem como sujeitos críticos da sua realidade, do seu contexto e do conhecimento, refletindo quanto a possibilidade de construir novos conhecimentos e de transformar o ambiente pela conscientização e pela (re)significação de suas práticas. A interface entre educação e enfermagem deu visibilidade à situação de descuidado dos professores e do cotidiano escolar, revelando que o processo da construção do discurso, norteado pelo cuidado, contribui para o aperfeiçoamento do viver-envelhecer saudável, porque o cuidado passou a ser pensado, não como uma ação resultante da demanda eventual, imposta cotidianamente, mas como uma ação intencional, internalizada como um valor, uma forma de ser e de agir refletida no ambiente. Portanto, pensar na velhice ativa e bem sucedida requer que se pense no aprender e ensinar a viver saudável em todas as fases, assim, a vida tem sua expressão renovada, não pautada na sua brevidade, mas na extensão que almeja.Since the thesis related to school, through educational actions of care, which enables the person to live with aging, healthy and with expressivity. The research named: THE WORLD OF LIFE AT SCHOOL AS A SPACE FOR FORMATION OF HEALTHY HUMAN BEING TO THE PPROCESS OF AGING, wants to analyze along with a public school teachers of the North of Rio Grande do Sul, educational work daily developed at school with the perspective of care, to build a speech aiming the student upbringing as a self-care subject that cares about other people as well as his family, expecting health and a greater life expressivity as a whole. This investigative proposal, participatory with discussion, was carried out in a communicative way made by Habernas, using an action-research method, according to Thiollent. The research developed at monthly meetings at school, from March, 2008 to October, 2009. The lifespan and its preoccupations require thoughts about the current rolemodels and values ruled by Positivism in search of new paths, leading to a pedagogic proposal that enables the person upbringing to see himself and others with dignity, as in a physical dimension, psychological or relational with his environment. Getting involved with teachers in their context, made it possible to know and think of how intimate their educational actions are in respect to care and how much they contribute through ethical and esthetics questions, to qualify the human relationships taking into account the lifespan which is closely tied to ethical issues of health. The present data were analyzed in terms of their qualities, searching for significant units that are parts of categories: the excitement in the speech as a result of teaching staff uneasiness: loophole to be cared: everyday school: the outlook of a situation as a result of communicative distortion, dimension of educational actions of care in the inrtersubjectivity of everyday school and the communicative actions at action-research as interface between Education and Nursing. The mediation of a dialog process enabled the teachers to looking at themselves and at the shared context, they established themselves as critical subjects of their reality, from their context and knowledge, reflecting on the possibility to acquire new knowledge and transform the environment by raising awareness and by (re)signification of their activities. The interface between Education and Nursing brought up distinctness to the teachers# negligence as well as everyday school, showing the construction process of speech, guided by care, contributes for the improvement in favor of healthy aging process, because the care is now considered, not as an action that comes from eventual demand, daily imposed, but as an intentional action, internalized as a value, it is a way of being and acting reflected in the environment. Therefore, thinking about a healthy active aging process requires thoughts on how to learn, teach live healthy in every life period, this way, life has its expression renewed, with no emphasis in its brevity, focused on how long one intents to live.Gonçalves, Lúcia H. TakaseAlvarez, Angela MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaScortegagna, Helenice de Moura2012-10-25T05:27:35Z2012-10-25T05:27:35Z2012-10-25T05:27:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf278134http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94000porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:52:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94000Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:52:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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