Diagnóstico Estratégico Interno em Instituições de Ensino Superior Privadas: Uma Discussão Teórica
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68170 |
Resumo: | O presente trabalho tem por principal objetivo a discussão do modelo apresentado por Braga e Monteiro (2005), no que tange ao diagnóstico estratégico interno em instituições privadas de ensino superior. O modelo proposto pelos autores integra uma obra que retrata e apresenta o planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino, que entre outros assuntos, é uma importante ferramenta de gestão e conseqüente crescimento das IES. Quanto ao modelo de diagnóstico estratégico interno nas instituições de ensino superior, discutiram-se as questões associadas à origem do pensamento estratégico, princípios e ideais do planejamento estratégico, modelos de abordagem do desempenho estratégico, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades no ambiente das instituições de ensino, análise interna, perfil dos clientes atuais, corpo docente e infra-estrutura. Estudou-se também a influência das questões financeiras, recursos humanos, estrutura, tecnologia e organização interna. Conclui-se que as instituições privadas de ensino superior, mesmo que encontrem certas dificuldades, devem utilizar-se de maneira constante das técnicas de análise interna, assim como o modelo proposto pelos autores e utilizado como foco de estudo, mostrou-se aplicável e pertinente à situação atual das IES. |
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Diagnóstico Estratégico Interno em Instituições de Ensino Superior Privadas: Uma Discussão TeóricaO presente trabalho tem por principal objetivo a discussão do modelo apresentado por Braga e Monteiro (2005), no que tange ao diagnóstico estratégico interno em instituições privadas de ensino superior. O modelo proposto pelos autores integra uma obra que retrata e apresenta o planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino, que entre outros assuntos, é uma importante ferramenta de gestão e conseqüente crescimento das IES. Quanto ao modelo de diagnóstico estratégico interno nas instituições de ensino superior, discutiram-se as questões associadas à origem do pensamento estratégico, princípios e ideais do planejamento estratégico, modelos de abordagem do desempenho estratégico, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades no ambiente das instituições de ensino, análise interna, perfil dos clientes atuais, corpo docente e infra-estrutura. Estudou-se também a influência das questões financeiras, recursos humanos, estrutura, tecnologia e organização interna. Conclui-se que as instituições privadas de ensino superior, mesmo que encontrem certas dificuldades, devem utilizar-se de maneira constante das técnicas de análise interna, assim como o modelo proposto pelos autores e utilizado como foco de estudo, mostrou-se aplicável e pertinente à situação atual das IES.INPEAU2012-10-11T16:19:36Z2012-10-11T16:19:36Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68170Becker, MárcioWrasse, Carlos LaércioSilva, Edson Luiz daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:34:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68170Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:34:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O presente trabalho tem por principal objetivo a discussão do modelo apresentado por Braga e Monteiro (2005), no que tange ao diagnóstico estratégico interno em instituições privadas de ensino superior. O modelo proposto pelos autores integra uma obra que retrata e apresenta o planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino, que entre outros assuntos, é uma importante ferramenta de gestão e conseqüente crescimento das IES. Quanto ao modelo de diagnóstico estratégico interno nas instituições de ensino superior, discutiram-se as questões associadas à origem do pensamento estratégico, princípios e ideais do planejamento estratégico, modelos de abordagem do desempenho estratégico, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades no ambiente das instituições de ensino, análise interna, perfil dos clientes atuais, corpo docente e infra-estrutura. Estudou-se também a influência das questões financeiras, recursos humanos, estrutura, tecnologia e organização interna. Conclui-se que as instituições privadas de ensino superior, mesmo que encontrem certas dificuldades, devem utilizar-se de maneira constante das técnicas de análise interna, assim como o modelo proposto pelos autores e utilizado como foco de estudo, mostrou-se aplicável e pertinente à situação atual das IES. |
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