Caracterização das propriedades físico-químicas de nanocompósitos de resina epóxi e nanotubos de carbono
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232545 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Caracterização das propriedades físico-químicas de nanocompósitos de resina epóxi e nanotubos de carbonoEngenharia navalNanocompósitosNanotubos de carbonoCaracterizaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.A implementação de novos materiais compósitos nos processos construtivos da indústria, vem ganhando destaque em função do ganho de eficiência, melhora de desempenho e redução de custos operacionais. A combinação de resinas epóxi com reforços particulados, como os nanotubos de carbono, formam nanocompósitos com excelentes propriedades. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da adição de diferentes percentuais de nanotubos de carbono nas propriedades físico-químicas e físico-mecânicas, dispersos em compósitos poliméricos de resina epóxi. Algumas técnicas de caracterização foram utilizadas a fim de conhecer e avaliar o potencial de aplicação destinado aos materiais compósitos nanoestruturados, sendo estas: morfológica (Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Microscopia Eletrônica por Emissão de Campo (FEG)); elétrica (resistência, resistividade e condutividade elétrica); teórica (módulo de elasticidade) e da substância (densidade de cada amostra) em amostras contendo 0,0; 0,1; 0,2; 0,5 e 0,8% em massa de nanotubos de carbono. Os resultados encontrados, apontam melhorias na condutividade elétrica das amostras, a adição de nanotubos de carbono mostrou um aumento na condutividade de até nove ordens de grandeza em relação ao compósito puro. Porém, na análise morfológica, a dispersão do material aditivo foi insuficiente, com baixa homogeneização entre a matriz e reforço. A caracterização mecânica teórica, realizada através dos métodos de Halpin-Tsai e regra das misturas revelaram a expectativa de aumento da rigidez e resistência da matriz, conforme o aumento percentual de material aditivo. Em relação a massa específica, verificou-se uma estabilidade nos valores, possívelmente devido aos defeitos volumétricos presentes nas amostras.Joinville, SCDutra, Gabriel BenedetUniversidade Federal de Santa CatarinaArnecke, Lucas Lunelli2022-03-22T17:54:37Z2022-03-22T17:54:37Z2022-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232545info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-22T17:54:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232545Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-22T17:54:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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