Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozetto, Alexandre Vinícius Bobato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168200
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016
id UFSC_7153da903dc57a60f10549b3f9becbf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168200
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vidaEducação físicaTreinadores de futebolConhecimentos e aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016O objetivo da investigação foi analisar o desenvolvimento profissional ao longo da vida de treinadores de jovens que atuam em um clube de futebol de elite. O estudo pautado na teoria da Aprendizagem ao Longo da Vida (JARVIS, 2006, 2007, 2008) possui abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo descritivo. Fizeram parte do estudo 8 treinadores (dois graduados, seis pós-graduados e todos com diferentes experiências práticas e atuação profissional) com experiência mínima como treinadores do clube de 5 meses e máxima de 11 anos e 4 coordenadores técnicos com experiência mínima no clube de sete meses e máxima de 11 anos. Foram utilizados os instrumentos Rappaport Time Line, adaptado por Langley e Knight (1999), e entrevistas semiestruturadas para analisar a história de vida dos treinadores e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores técnicos como complementaridade na investigação sobre a organização do clube. A classificação das aprendizagens foi organizada seguindo a história de vida pessoal e profissional dos treinadores. As informações coletadas por meio de entrevista semiestruturada foram analisadas por meio da análise de conteúdo após a categorização dos dados com a utilização do software Nvivo 9. Os resultados demonstram sete situações de aprendizagem ao longo da vida dos treinadores, a saber: aprendendo nas experiências com os familiares; aprendendo nas experiências enquanto atletas; aprendendo no período de certificação/formação e atualização profissional; aprendendo nos episódios de acompanhamento com outros profissionais/escolas do futebol; aprendendo nas experiências como treinadores; aprendendo pela prática reflexiva; aprendendo com a organização e como se tornar um treinador do clube. Dentre as situações de aprendizagem, formal, não-formal e informal, a maior parte das experiências está atrelada a esta última. As situações de aprendizagem, formal e não-formal apresentaram deficiências como a falta de um maior incentivo a prática reflexiva. Prática reflexiva que se apresentou como possível ação potencializadora da aprendizagem. Por fim, foram citadas várias aprendizagens pelos oito treinadores ao longo da vida nas diferentes situações de aprendizagem. Portanto, as informações nos conduzem a reflexões sobre nosso atual sistema de ensino e a organização de aprendizagem, em que se verificaram determinadas estratégias (ação pedagógica, diários reflexivos, fóruns online, tutoria) com potencial para o desenvolvimento profissional dos treinadores. <br>Abstract : The purpose of research was to analyze the coach development over the life of young coaches working in an elite soccer club. In a second step, aimed to characterize the formative initiatives of the club to promote the coach development of these coaches. The study founded on the theory of Lifelong Learning (JARVIS, 2006, 2007, 2008) has a qualitative approach and is characterized as descriptive study. Study participants were 8 coaches (two graduates, six postgraduates and all with different practical experiences and professional practice) with minimum experience as club coaches of 5 months and a maximum of 11 years and 4 technical coordinators with minimal experience in the club of 7 months and maximum of 11 years. The Rappaport Time Line instruments were used, adapted by Langley and Knight (1999), and semi-structured interviews to examine the life history of coaches and semi-structured interviews with technical coordinators as research complementary about the club organization. Classification of learning was organized in the history of personal and professional life coaches. Information collected through semi-structured interviews were analyzed using content analysis after data categorization using the Nvivo 9 software. The results showed seven learning situations throughout life coaches, namely: learning the experiences with family members; learning in the experiences as athletes; learning in the certification period / training and professional development; learning in the episodes to follow up other professionals / schools soccer; learning in the experiences as coaches; learning by reflective practice; learning from the organization and how to become a club coach. Among the situations of learning, formal, nonformal and informal, most of the experiences is linked to the latter. Learning situations, formal and non-formal learning disabilities as the lack of a greater incentive reflective practice. Reflective practice that is presented as a possible potentiating learning action. At last, were cited several learning by the eight coaches in different situations lifelong learning. Therefore, the informations leads us to reflections on our current education system and the learning organization, where there have been certain strategies (pedagogical action, reflective journals, online forums, mentoring) with potential for professional development of coaches.Galatti, Larissa RafaelaMilistetd, MichelUniversidade Federal de Santa CatarinaTozetto, Alexandre Vinícius Bobato2016-09-20T05:02:19Z2016-09-20T05:02:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339584https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168200porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T05:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168200Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T05:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
title Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
spellingShingle Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
Tozetto, Alexandre Vinícius Bobato
Educação física
Treinadores de futebol
Conhecimentos e aprendizagem
title_short Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
title_full Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
title_fullStr Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
title_sort Desenvolvimento profissional de treinadores de futebol: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida
author Tozetto, Alexandre Vinícius Bobato
author_facet Tozetto, Alexandre Vinícius Bobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galatti, Larissa Rafaela
Milistetd, Michel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozetto, Alexandre Vinícius Bobato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Treinadores de futebol
Conhecimentos e aprendizagem
topic Educação física
Treinadores de futebol
Conhecimentos e aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T05:02:19Z
2016-09-20T05:02:19Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339584
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168200
identifier_str_mv 339584
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652304014901248