A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114812 |
Resumo: | O acesso à educação de nível superior no Brasil, com foco na política de ação afirmativa, permite condições favoráveis para o desenvolvimento humano. O estudo dessa política, apresentado neste artigo, analisou e apresentou reflexões sobre o desempenho efetivo das políticas nacionais de ação afirmativa, quanto à democratização e à inclusão social das pessoas historicamente desassistidas e o processo de diminuição das desigualdades, em consonância com o reconhecimento da diversidade humana, no acesso à universidade. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, predominantemente, bibliográfica, um estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul. O tratamento dos dados ocorreu pelo método de análise de conteúdo. Constatou-se o crescimento no acesso ao ensino superior de minorias e populações de baixa renda, sendo esses, em geral, os estudantes oriundos de escolas públicas, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Esse fato tem relação com o aumento no investimento e formulação de políticas de ação afirmativa, de expansão, de reservas de vagas, oferta de bolsas e incentivo ao acesso à graduação em instituições privadas. Tal realidade contribui para a criação de um contexto propício ao desenvolvimento humano e a diminuição das desigualdades sociais. |
id |
UFSC_71c6a7f13e2a4489ae9d7867fe056281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114812 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SULO acesso à educação de nível superior no Brasil, com foco na política de ação afirmativa, permite condições favoráveis para o desenvolvimento humano. O estudo dessa política, apresentado neste artigo, analisou e apresentou reflexões sobre o desempenho efetivo das políticas nacionais de ação afirmativa, quanto à democratização e à inclusão social das pessoas historicamente desassistidas e o processo de diminuição das desigualdades, em consonância com o reconhecimento da diversidade humana, no acesso à universidade. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, predominantemente, bibliográfica, um estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul. O tratamento dos dados ocorreu pelo método de análise de conteúdo. Constatou-se o crescimento no acesso ao ensino superior de minorias e populações de baixa renda, sendo esses, em geral, os estudantes oriundos de escolas públicas, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Esse fato tem relação com o aumento no investimento e formulação de políticas de ação afirmativa, de expansão, de reservas de vagas, oferta de bolsas e incentivo ao acesso à graduação em instituições privadas. Tal realidade contribui para a criação de um contexto propício ao desenvolvimento humano e a diminuição das desigualdades sociais.2013-12-13T20:42:42Z2013-12-13T20:42:42Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114812Rosa, Marize Helena daRodrigues, Luci Mari AparecidaSilva, Ana Luiza Gonçalves daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-15T02:01:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114812Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-15T02:01:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
title |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
spellingShingle |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Rosa, Marize Helena da |
title_short |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
title_full |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
title_fullStr |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
title_full_unstemmed |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
title_sort |
A EFETIVIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NO ACESSO À UNIVERSIDADE PAUTADA NA DIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL |
author |
Rosa, Marize Helena da |
author_facet |
Rosa, Marize Helena da Rodrigues, Luci Mari Aparecida Silva, Ana Luiza Gonçalves da |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Luci Mari Aparecida Silva, Ana Luiza Gonçalves da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Marize Helena da Rodrigues, Luci Mari Aparecida Silva, Ana Luiza Gonçalves da |
description |
O acesso à educação de nível superior no Brasil, com foco na política de ação afirmativa, permite condições favoráveis para o desenvolvimento humano. O estudo dessa política, apresentado neste artigo, analisou e apresentou reflexões sobre o desempenho efetivo das políticas nacionais de ação afirmativa, quanto à democratização e à inclusão social das pessoas historicamente desassistidas e o processo de diminuição das desigualdades, em consonância com o reconhecimento da diversidade humana, no acesso à universidade. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, predominantemente, bibliográfica, um estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul. O tratamento dos dados ocorreu pelo método de análise de conteúdo. Constatou-se o crescimento no acesso ao ensino superior de minorias e populações de baixa renda, sendo esses, em geral, os estudantes oriundos de escolas públicas, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Esse fato tem relação com o aumento no investimento e formulação de políticas de ação afirmativa, de expansão, de reservas de vagas, oferta de bolsas e incentivo ao acesso à graduação em instituições privadas. Tal realidade contribui para a criação de um contexto propício ao desenvolvimento humano e a diminuição das desigualdades sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T20:42:42Z 2013-12-13T20:42:42Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114812 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651942030737408 |