De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185871 |
Resumo: | Disponível em: 'https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/105/95 |
id |
UFSC_71e31d46db8d2d85f8eebdcf00fe5216 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185871 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em SergipeHistoriadores da educação matemáticaFormação do historiador da educação matemáticaDisponível em: 'https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/105/95Neste trabalho é apresentada uma descrição de um processo de formação de historiadores da educação matemática em Sergipe, com destaque para os vinculados ao GHEMAT-SE e NIHPEMAT, a fim de destacar aspectos relacionados aos caminhos percorridos pelos pesquisadores para a descoberta da história da educação matemática, as primeiras leituras que devem ser realizadas, o encontro com as fontes, e o processo pelo qual se dá as primeiras produções nesta área de pesquisa. Para tal, foi aplicado um questionário a dez pesquisadores que produziram trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrados no âmbito da história da educação matemática, do Departamento de Matemática (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS), respectivamente. Como suporte teórico utilizamos Valente (2013) para compreensão do que é história da educação matemática e o ofício do historiador; e Santos (2016) para o entendimento do processo de refinamento em pesquisas históricas. Foi possível constatar que os sujeitos investigados conheceram a HEM na graduação ou no mestrado e que possuem dificuldades como: o uso do ferramental teórico metodológico, uso de termos e como justificar uma pesquisa histórica. Identificamos que uma etapa fundamental para os sujeitos investigados é a revisão bibliográfica de pesquisas já realizadas que se aproximam com seu tema. Além disso, o encontro com as fontes faz parte do seu processo de formação como historiador, evidenciando uma preocupação em conservar a materialidade da fonte e disponibiliza-las para outros pesquisadores. Por fim, na produção de trabalhos destes sujeitos há um processo que parte do mapeamento de trabalhos e em seguida, com uma questão de pesquisa, o historiador vai em busca de fontes que privilegiem a temática abordada para então realizar um exame destas.2018-04-25T22:25:15Z2018-04-25T22:25:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, I. B.; SANTANA, J. B. De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe. Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v.7, n.1, p. 04-21, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185871Santos, Ivanete Batista dosSantana, Janayna Bispoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:07:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185871Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:07:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
title |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
spellingShingle |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe Santos, Ivanete Batista dos Historiadores da educação matemática Formação do historiador da educação matemática |
title_short |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
title_full |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
title_fullStr |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
title_full_unstemmed |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
title_sort |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
author |
Santos, Ivanete Batista dos |
author_facet |
Santos, Ivanete Batista dos Santana, Janayna Bispo |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Janayna Bispo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivanete Batista dos Santana, Janayna Bispo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historiadores da educação matemática Formação do historiador da educação matemática |
topic |
Historiadores da educação matemática Formação do historiador da educação matemática |
description |
Disponível em: 'https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/105/95 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-25T22:25:15Z 2018-04-25T22:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, I. B.; SANTANA, J. B. De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe. Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v.7, n.1, p. 04-21, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185871 |
identifier_str_mv |
SANTOS, I. B.; SANTANA, J. B. De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe. Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v.7, n.1, p. 04-21, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652416631963648 |