Simulação e análise da taxa de ocupação de empilhadeiras em uma célula de armazenagem de produtos acabados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohn Júnior, Vangünther
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181878
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
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Este trabalho apresenta um estudo de caso de um armazém de uma empresa de grande porte do segmento de linha branca em Joinville, analisando a capacidade de empilhadeiras através de um modelo de Simulação de Eventos Discretos baseado na Teoria das Filas, utilizando o software Arena 14.07 versão estudantil. A modelagem apresentada tem o objetivo de elucidar a utilização da(s) empilhadeira(s), considerando os tempos dos processos, distribuição dos produtos ao seus locais de destino e quantidade de recursos (empilhadeiras) envolvidos. Para isso, utilizou-se três cenários distintos, sendo que o cenário 1, representa de maneira simplificada o que ocorre na empresa, em um dia de elevada movimentação em cada mês, demonstrando mais detalhadamente os resultados do dia de maior ocupação das empilhadeiras. O cenário 2 busca analisar o impacto de um possível aumento da demanda no setor de armazenagem em um dia que representa melhor o comportamento do período em estudo. O cenário 3 faz alterações na distribuição dos destinos de transporte para analisar o ganho em capacidade das empilhadeiras. Os resultados se mostraram coerentes com a realidade praticada pela empresa em estudo: i) o cenário 1 retornou no dia mais crítico uma taxa média de ocupação instantânea das empilhadeiras de 29,78% (variando entre duas a cinco empilhadeiras no turno); ii) no cenário 2 verificou-se que ao elevar mais que 20% a demanda de chamadas de transporte, é necessário inserir uma empilhadeira a mais em algum dos turnos; iii) no cenário 3 houve uma diminuição na porcentagem de 0,66 na taxa de ocupação de cada empilhadeira utilizada (2,2%). Percebeu-se, portanto, que através do emprego da modelagem e simulação e fundamentos da engenharia de transportes e logística foi possível analisar um problema real, no intuito de auxiliar o tomador de decisão da empresa a optar por melhores soluções a seus problemas.The dynamism of the contemporary business scenario increasingly demands assertiveness in decisions, knowledge and control of the entire supply chain. Therefore, the use of tools that corroborate to clarify, modify and analyze the processes and operations in the factory scope become pertinent helpers in the decision making. The Operational Research (OR) is one of the branches that studies the processes with a focus on optimizing them, and in this work will be used in one of its segments, called Discrete Event Simulation. This paper presents a case study in a warehouse distribution cell of a large company of the white line segment in Joinville, analyzing forklift capacity through a Discrete Event Simulation model based on Queue Theory, using the Arena software student version 14.07. The modeling presented has the objective of elucidating the use of the forklift(s), considering the times of the processes, distribution of the places of destination and quantity of resources (forklifts) involved. For this, three different scenarios were used, the scenario 1 represents in a simplified day what happens in the company, between a day of high movement in each month, showing in more detail the results of the day of greatest occupation of forklifts. Scenario 2 seeks to analyze the impact of a possible increase in demand in the warehousing sector on a day that best represents the pattern of the period under study. Scenario 3 makes changes in the distribution of the transport destinations to analyze the gain in capacity of the forklifts. The results were consistent with reality practiced by the company under study: i) scenario 1 returned on the most critical day an average rate of instantaneous occupancy of the forklift trucks of 29.78% (ranging from two to five forklifts in the shifts); i) in scenario 2, it was verified that by raising the call spacing by more than 20% for a standard day, it is necessary to insert an additional forklift in any of the shifts; iii) in scenario 3 there was a decreased of 0.66in the occupation rate of each forklift truck used in the occupancy rate of each forklift used (2.2% decrease). It was perceived, therefore, that through the use of modeling and simulation and fundamentals of transportations and logistics engineering, it was possible to analyze a real problem, to help the decision maker of the company to opt for better solutions to their problems.Joinville, SCSilva, Vanina Macowski DurskiFernandes, Christiane Wenck NogueiraUniversidade Federal de Santa CatarinaBohn Júnior, Vangünther2017-12-07T23:52:18Z2017-12-07T23:52:18Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181878porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T23:52:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181878Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-07T23:52:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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