A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Felipe Torquato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205039
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
id UFSC_71e9854cbadd173cbaabf626523c00db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205039
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaVieira, Felipe TorquatoAndrade, Marcelo Freitas de2020-03-31T13:25:48Z2020-03-31T13:25:48Z2019360997https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205039Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.Neste trabalho será descrito como alguns homens se transformaram em cientistas. Na leitura do texto se compreende que um cientista nunca deixa de ser um humano normal com aspectos da vida igual ao da maioria das pessoas e que essa é uma profissão como qualquer outra. É analisada a biografia de 4 grandes cientistas da física para demonstrar que eles tiveram famílias, prazeres, atitudes e fé. A análise dessas biografias é feita com o propósito de construir uma sequência didática onde será enfatizada a desmistificação de que só gênios estudam física. A aprendizagem que deverá ser alcançada será que para se tornar um cientista não é necessário ser um gênio absurdamente inteligente. A fundamentação para as possibilidades de conhecimento para os alunos terá como base os trabalhos de Ausubel e Moreira sobre aprendizagem significativa, e a análise das biografias será feita a luz dos conhecimentos sobre aprendizagem de Vygotsky entre outros filósofos. A sequência didática desenvolvida foi aplicada em 3 turmas de terceiro ano do ensino médio da escola Abílio Cesar Borges em Nova Veneza, no segundo semestre de 2017. Os resultados e posterior análise são de acordo com os questionários de opinião e atividades realizadas pelos alunos sobre o assunto trabalhado.Abstract : In this work we start from the lives of some famous personalities in science to show that anybody could, in principle, work as a scientist. A scientist´s life share many aspects of life with most people. Science is a profession as any other. It is analyzed the biography of four famous scientists to emphasize that they had families, pleasures, attitudes and faith. The analysis of these biographies is done with the purpose of constructing a didactic sequence where we emphasize the \"demystification of which only geniuses study physics . The theoretical background is based on the works of Ausubel and Moreira about meaningful learning. The analyses of the biographies are made in the light of the knowledge about learning from Vygotsky and others. The didactic sequence developed was applied in 3 classes of third year of high school at the school Abilio Cesar Borges in Nova Veneza-SC, in the second half of 2017. The results and subsequent analysis according to the questionnaires of opinion and activities carried out by students on the subject worked.142 p.| il., gráfs., tabs.porFísicaCientistasA vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEF-A0012-D.pdfPPEF-A0012-D.pdfapplication/pdf1748416https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205039/-1/PPEF-A0012-D.pdfb027d1ec586df57e883cfb562a9fed22MD5-1123456789/2050392020-03-31 10:25:48.422oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205039Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:25:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
title A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
spellingShingle A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
Vieira, Felipe Torquato
Física
Cientistas
title_short A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
title_full A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
title_fullStr A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
title_full_unstemmed A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
title_sort A vida de Kepler, Newton, Faraday e Einstein para a desmistificação do gênio científico
author Vieira, Felipe Torquato
author_facet Vieira, Felipe Torquato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Felipe Torquato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Marcelo Freitas de
contributor_str_mv Andrade, Marcelo Freitas de
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Física
Cientistas
topic Física
Cientistas
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-31T13:25:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-31T13:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205039
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360997
identifier_str_mv 360997
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205039/-1/PPEF-A0012-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b027d1ec586df57e883cfb562a9fed22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805043808305152