Logística reversa de latas de tinta utilizando Blockchain
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203208 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. |
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Logística reversa de latas de tinta utilizando BlockchainLogística reversaBlockchainContrato inteligenteAplicativo móvelTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação.Segundo os dados mostrados pela Abrelpe o Brasil gera cerca de 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos ao ano. Dessa quantidade, destacam-se os lixos recicláveis, tais como embalagens metálicas que são amplamente recicladas por siderúrgicas, pois geram uma grande economia de matéria prima. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada com o objetivo de ser uma grande aliada para a melhora desses dados, ela fomenta a criação de projetos de logística reversa de materiais e atribui a responsabilidade dos setores públicos e privados na vida dos resíduos sólidos. Para amenizar esse impacto neste trabalho foi proposto um modelo de logística reversa de latas de tinta utilizando a tecnologia blockchain. No modelo proposto as latas são registradas e cada participante realiza um depósito caução ao receber a lata, quando ela é entregue a uma siderúrgica os depósitos são liberados. Foi desenvolvido um contrato inteligente na plataforma Ethereum para este sistema e realizados testes nos diferentes cenários para a garantia dos estados esperados para cada situação. Além do contrato foi desenvolvido um roteiro de testes para a garantia de funcionamento em diversos cenários diferentes. A partir do contrato foi desenvolvido um aplicativo móvel que interage com ele na blockchain de testes Ropsten, foi utilizada a tecnologia NFC para a identificação e registro de latas e códigos QR para identificação dos atores. Ao final do trabalho foi possível notar que o modelo de logística reversa aplicado no aplicativo pode ser utilizado de maneira a diminuir o impacto causado por latas de tintas que não são destinadas a um local correto.Araranguá, SCVigil, Martín Augusto GagliottiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Luan Rodrigues2019-12-19T16:12:28Z2019-12-19T16:12:28Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203208info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-19T16:12:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203208Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-19T16:12:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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