Quando os mortos começam a falar: por um feminismo negro descolonial na literatura afro-caribenha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavagnoli, Ana Carolina Andrade Pessanha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174691
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.
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spelling Quando os mortos começam a falar: por um feminismo negro descolonial na literatura afro-caribenhaLiteraturaFeminismo e literaturaLiteratura caribenhaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.A proposta desta pesquisa é fazer uma releitura descolonial do romance I, Tituba, Black Witch of Salem (1986) da escritora guadalupense Maryse Condé. Com base na conceitualização sobre o pensamento descolonial, desloca-se o olhar, epistemologicamente, para a voz, cosmologia e experiência do subalterno. O trabalho se propõe a olhar para a personagem Tituba a partir da teorização sobre o pensamento descolonial, epistemologia de fronteira, colonialidade do poder, descolonialidade do gênero e suas imbricações quando entrecruzamos raça, gênero, classe e sexualidade. É nesta perspectiva que conceberemos a personagem como agente descolonizador das estruturas hegemônicas patriarcais. No espaço de fronteira, Tituba se articula como receptora e mediadora de novas concepções de identidade(s) e cultura(s) e nos revela, por meio de suas jornadas entre o Caribe e as antigas colônias inglesas, a importância da política de localização e de recepção a fim de construir um feminismo transnacional.<br>Abstract : The main purpose of this dissertation is to perform a decolonial reading of the novel I, Tituba, Black Witch of Salem (1986), written by the Guadalupean author Maryse Condé. Taking a decolonial perspective as the basis for this reading, I focus on the voice, the cosmology and the experience of the subaltern in Condé?s text. This work aims to analyze the character Tituba through concepts such as, border epistemology, coloniality of power, and decolonization of gender and its intersections to conceive her as a decolonizing agent of the patriarchal hegemonic structures. Inhabiting the border space, Tituba articulates herself as a receptor and mediator of new conceptions of identitie(s) and culture(s), which are revealed through her crossings between the Caribbean and English colonies. In reading Condé?s Tituba through decolonial lenses, I explore the ways in which this character articulates a politics of location and of reception in building transnacional feminisms.Costa, Claudia de LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaCavagnoli, Ana Carolina Andrade Pessanha2017-04-11T04:13:37Z2017-04-11T04:13:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf345347https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174691porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T04:13:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174691Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-11T04:13:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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