Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_72dc2de7ebc3b6c821adff939840581d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103264 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitaisEngenharia e gestão do conhecimentoMidia (Publicidade)ErgonomiaDesenho graficoIdentidade visualMídia digitalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A evolução da comunicação em mídias digitais interativas, especialmente aquelas interligadas à internet, requer uma abordagem interdisciplinar para o aproveitamento de suas potencialidades hipertextuais e multimídia, entre outras. Por outro lado, há a perspectiva estratégica adotada nas atividades projetivas e gerenciais de Design de Interfaces Gráfico-digitais, que são responsáveis pela concepção dos projetos de comunicação e de interação mediadas por essas interfaces. Essa perspectiva requer a aplicação dos conhecimentos de Engenharia e de Gestão do Conhecimento aos processos de mediação, para coletar, organizar, aplicar e criar conhecimento dirigido à projetação e ao gerenciamento de interfaces gráfico-digitais. O contexto interdisciplinar previsto na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento é aqui considerado, visando o conhecimento e a comunicação dos elementos denotativos e conotativos da identidade visual de marcas institucionais ou comerciais para a composição de interfaces gráfico-digitais como expressões privilegiadas das marcas. Para tanto, é proposto um modelo de referência interdisciplinar, que relaciona as áreas de Branding (gestão), Design Gráfico (mediação) e Ergonomia (engenharia), para orientar e apoiar o processo decisório nos projetos de comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais. O modelo é determinado por meio da sistematização do conhecimento, com coleta e sistematização de informações relevantes e estabelecimento de uma hierarquia de dados e funções, promovendo conhecimentos relevantes para o projeto de interfaces gráfico-digitais comprometidas com o conhecimento e a comunicação da marca.Sousa, Richard Perassi Luiz deVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaCastro, Luciano Patrício Souza de2013-07-16T03:57:48Z2013-07-16T03:57:48Z2013-07-16T03:57:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis190 f.| il., grafs., tabs.application/pdf280287http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:14:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103264Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:14:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
title |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
spellingShingle |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais Castro, Luciano Patrício Souza de Engenharia e gestão do conhecimento Midia (Publicidade) Ergonomia Desenho grafico Identidade visual Mídia digital |
title_short |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
title_full |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
title_fullStr |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
title_full_unstemmed |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
title_sort |
Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais |
author |
Castro, Luciano Patrício Souza de |
author_facet |
Castro, Luciano Patrício Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Richard Perassi Luiz de Vanzin, Tarcisio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luciano Patrício Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Midia (Publicidade) Ergonomia Desenho grafico Identidade visual Mídia digital |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Midia (Publicidade) Ergonomia Desenho grafico Identidade visual Mídia digital |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16T03:57:48Z 2013-07-16T03:57:48Z 2013-07-16T03:57:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
280287 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264 |
identifier_str_mv |
280287 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
190 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652178523422720 |