Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luciano Patrício Souza de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
id UFSC_72dc2de7ebc3b6c821adff939840581d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103264
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCastro, Luciano Patrício Souza deSousa, Richard Perassi Luiz deVanzin, Tarcisio2013-07-16T03:57:48Z2013-07-16T03:57:48Z2013-07-16T03:57:48Z280287http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A evolução da comunicação em mídias digitais interativas, especialmente aquelas interligadas à internet, requer uma abordagem interdisciplinar para o aproveitamento de suas potencialidades hipertextuais e multimídia, entre outras. Por outro lado, há a perspectiva estratégica adotada nas atividades projetivas e gerenciais de Design de Interfaces Gráfico-digitais, que são responsáveis pela concepção dos projetos de comunicação e de interação mediadas por essas interfaces. Essa perspectiva requer a aplicação dos conhecimentos de Engenharia e de Gestão do Conhecimento aos processos de mediação, para coletar, organizar, aplicar e criar conhecimento dirigido à projetação e ao gerenciamento de interfaces gráfico-digitais. O contexto interdisciplinar previsto na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento é aqui considerado, visando o conhecimento e a comunicação dos elementos denotativos e conotativos da identidade visual de marcas institucionais ou comerciais para a composição de interfaces gráfico-digitais como expressões privilegiadas das marcas. Para tanto, é proposto um modelo de referência interdisciplinar, que relaciona as áreas de Branding (gestão), Design Gráfico (mediação) e Ergonomia (engenharia), para orientar e apoiar o processo decisório nos projetos de comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais. O modelo é determinado por meio da sistematização do conhecimento, com coleta e sistematização de informações relevantes e estabelecimento de uma hierarquia de dados e funções, promovendo conhecimentos relevantes para o projeto de interfaces gráfico-digitais comprometidas com o conhecimento e a comunicação da marca.190 f.| il., grafs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoMidia (Publicidade)ErgonomiaDesenho graficoIdentidade visualMídia digitalModelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL280287.pdfapplication/pdf5957619https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103264/1/280287.pdf50f33f368301c24f86c6c6c90898511dMD51TEXT280287.pdf.txt280287.pdf.txtExtracted texttext/plain191376https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103264/2/280287.pdf.txtd127e17e75c90839479e198ef6dd0775MD52123456789/1032642013-08-27 17:14:30.283oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:14:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
title Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
spellingShingle Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
Castro, Luciano Patrício Souza de
Engenharia e gestão do conhecimento
Midia (Publicidade)
Ergonomia
Desenho grafico
Identidade visual
Mídia digital
title_short Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
title_full Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
title_fullStr Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
title_full_unstemmed Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
title_sort Modelo de referência para a comunicação da marca em interfaces gráfico-digitais
author Castro, Luciano Patrício Souza de
author_facet Castro, Luciano Patrício Souza de
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luciano Patrício Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vanzin, Tarcisio
contributor_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
Vanzin, Tarcisio
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Midia (Publicidade)
Ergonomia
Desenho grafico
Identidade visual
Mídia digital
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Midia (Publicidade)
Ergonomia
Desenho grafico
Identidade visual
Mídia digital
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T03:57:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T03:57:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-16T03:57:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 280287
identifier_str_mv 280287
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 f.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103264/1/280287.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103264/2/280287.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 50f33f368301c24f86c6c6c90898511d
d127e17e75c90839479e198ef6dd0775
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805219544399872