Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228355 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_72dd8360f2aefb62632071529c60f315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228355 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamentoformação de professoresensino remotoensino de Ciências e BiologiacartaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Esta pesquisa cartográfica apresenta cartas escritas por cinco professores/as de Ciências e Biologia da educação básica. Elas foram tecidas durante o ensino remoto imposto pela pandemia do coronavírus. São narrativas permeadas de experiências distintas, mas que carregam sentimentos em comum e permitem ao leitor uma análise atenta e cuidadosa dos enormes desafios de professores/as em tempos de pandemia. As cartas revelam os aspectos da docência e as experiências do ensino remoto, bem como novos olhares e possibilidades frente à educação em tempos que exigem em certa medida uma reinvenção das práticas pedagógicas, capacidade de inventividade e coragem para criar. O presente trabalho retrata, por meio das cartas, as vivências experimentadas por esses cinco docentes durante a pandemia, com o intuito de explicitar seus anseios e dificuldades, mas também a potência encontrada diante de novas possibilidades de se fazer educação. A pesquisa se nutre metodologicamente da cartografia. Através das inspirações desse método, evita-se analisar as cartas, mas acompanhar e refletir sobre aspectos por elas levantados. Foram elegidas três categorias. São elas: Os desafios enfrentados com a adaptação ao ensino remoto, a saudade das aulas presenciais e alternativas exploradas.Florianópolis, SC.Guimarães, Leandro BelinasoUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Marília Antunes2021-09-29T15:12:47Z2021-09-29T15:12:47Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228355info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-29T15:12:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228355Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-29T15:12:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
title |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
spellingShingle |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento Gomes, Marília Antunes formação de professores ensino remoto ensino de Ciências e Biologia carta |
title_short |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
title_full |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
title_fullStr |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
title_full_unstemmed |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
title_sort |
Cartas sobre a docência em Ciências e Biologia em tempos de confinamento |
author |
Gomes, Marília Antunes |
author_facet |
Gomes, Marília Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Leandro Belinaso Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marília Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores ensino remoto ensino de Ciências e Biologia carta |
topic |
formação de professores ensino remoto ensino de Ciências e Biologia carta |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29T15:12:47Z 2021-09-29T15:12:47Z 2021-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228355 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652192450609152 |