A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139 |
Resumo: | Desde os anos 1970, os pesquisadores relatam que os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) possuem características que os diferem significativamente de outros profissionais e, por vezes, essas características levam a uma alta rotatividade em seus postos de trabalho. Neste contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em 2014, uma ampla pesquisa sobre a carreira de TI na administração pública federal, valendo-se,porém, de apenasum interlocutor de cada unidade gestora. Percebendo que a visão deste interlocutor poderia diferir da visão real dos servidores, este artigo propõe-se a, por meio de um estudo de caso, verificar a percepção real dos funcionários de TI de uma instituição federal de ensino superior em relação à gestão de pessoas e, ainda, se esta perspectiva leva ou não à rotatividade. Metodologicamente, foi aplicado um questionário,cujas respostas estavam dispostas segundo a escala de Likert e a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagemqualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusãoque a gestão de pessoas no setor de TI estudado não aparenta ser o motivo da alta rotatividade de servidores. |
id |
UFSC_731a038eb3f3fd8eee182f271fee449c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136139 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOASDesde os anos 1970, os pesquisadores relatam que os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) possuem características que os diferem significativamente de outros profissionais e, por vezes, essas características levam a uma alta rotatividade em seus postos de trabalho. Neste contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em 2014, uma ampla pesquisa sobre a carreira de TI na administração pública federal, valendo-se,porém, de apenasum interlocutor de cada unidade gestora. Percebendo que a visão deste interlocutor poderia diferir da visão real dos servidores, este artigo propõe-se a, por meio de um estudo de caso, verificar a percepção real dos funcionários de TI de uma instituição federal de ensino superior em relação à gestão de pessoas e, ainda, se esta perspectiva leva ou não à rotatividade. Metodologicamente, foi aplicado um questionário,cujas respostas estavam dispostas segundo a escala de Likert e a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagemqualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusãoque a gestão de pessoas no setor de TI estudado não aparenta ser o motivo da alta rotatividade de servidores.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:24:39Z2015-11-04T12:24:39Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139SOARES, MARISON LUIZCAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRESBARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:24:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:24:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
title |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
spellingShingle |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS SOARES, MARISON LUIZ |
title_short |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
title_full |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
title_fullStr |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
title_full_unstemmed |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
title_sort |
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS |
author |
SOARES, MARISON LUIZ |
author_facet |
SOARES, MARISON LUIZ CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO |
author_role |
author |
author2 |
CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, MARISON LUIZ CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO |
description |
Desde os anos 1970, os pesquisadores relatam que os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) possuem características que os diferem significativamente de outros profissionais e, por vezes, essas características levam a uma alta rotatividade em seus postos de trabalho. Neste contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em 2014, uma ampla pesquisa sobre a carreira de TI na administração pública federal, valendo-se,porém, de apenasum interlocutor de cada unidade gestora. Percebendo que a visão deste interlocutor poderia diferir da visão real dos servidores, este artigo propõe-se a, por meio de um estudo de caso, verificar a percepção real dos funcionários de TI de uma instituição federal de ensino superior em relação à gestão de pessoas e, ainda, se esta perspectiva leva ou não à rotatividade. Metodologicamente, foi aplicado um questionário,cujas respostas estavam dispostas segundo a escala de Likert e a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagemqualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusãoque a gestão de pessoas no setor de TI estudado não aparenta ser o motivo da alta rotatividade de servidores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T12:24:39Z 2015-11-04T12:24:39Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651946314170368 |