A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, MARISON LUIZ
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES, BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139
Resumo: Desde os anos 1970, os pesquisadores relatam que os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) possuem características que os diferem significativamente de outros profissionais e, por vezes, essas características levam a uma alta rotatividade em seus postos de trabalho. Neste contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em 2014, uma ampla pesquisa sobre a carreira de TI na administração pública federal, valendo-se,porém, de apenasum interlocutor de cada unidade gestora. Percebendo que a visão deste interlocutor poderia diferir da visão real dos servidores, este artigo propõe-se a, por meio de um estudo de caso, verificar a percepção real dos funcionários de TI de uma instituição federal de ensino superior em relação à gestão de pessoas e, ainda, se esta perspectiva leva ou não à rotatividade. Metodologicamente, foi aplicado um questionário,cujas respostas estavam dispostas segundo a escala de Likert e a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagemqualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusãoque a gestão de pessoas no setor de TI estudado não aparenta ser o motivo da alta rotatividade de servidores.
id UFSC_731a038eb3f3fd8eee182f271fee449c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136139
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOASDesde os anos 1970, os pesquisadores relatam que os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) possuem características que os diferem significativamente de outros profissionais e, por vezes, essas características levam a uma alta rotatividade em seus postos de trabalho. Neste contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em 2014, uma ampla pesquisa sobre a carreira de TI na administração pública federal, valendo-se,porém, de apenasum interlocutor de cada unidade gestora. Percebendo que a visão deste interlocutor poderia diferir da visão real dos servidores, este artigo propõe-se a, por meio de um estudo de caso, verificar a percepção real dos funcionários de TI de uma instituição federal de ensino superior em relação à gestão de pessoas e, ainda, se esta perspectiva leva ou não à rotatividade. Metodologicamente, foi aplicado um questionário,cujas respostas estavam dispostas segundo a escala de Likert e a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagemqualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusãoque a gestão de pessoas no setor de TI estudado não aparenta ser o motivo da alta rotatividade de servidores.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:24:39Z2015-11-04T12:24:39Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139SOARES, MARISON LUIZCAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRESBARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:24:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:24:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
title A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
spellingShingle A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
SOARES, MARISON LUIZ
title_short A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_full A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_fullStr A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_full_unstemmed A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_sort A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DE TI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
author SOARES, MARISON LUIZ
author_facet SOARES, MARISON LUIZ
CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES
BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO
author_role author
author2 CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES
BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, MARISON LUIZ
CAPISTRANO, ALVARO GUILHERME AYRES
BARBOSA, MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO
description Desde os anos 1970, os pesquisadores relatam que os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) possuem características que os diferem significativamente de outros profissionais e, por vezes, essas características levam a uma alta rotatividade em seus postos de trabalho. Neste contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em 2014, uma ampla pesquisa sobre a carreira de TI na administração pública federal, valendo-se,porém, de apenasum interlocutor de cada unidade gestora. Percebendo que a visão deste interlocutor poderia diferir da visão real dos servidores, este artigo propõe-se a, por meio de um estudo de caso, verificar a percepção real dos funcionários de TI de uma instituição federal de ensino superior em relação à gestão de pessoas e, ainda, se esta perspectiva leva ou não à rotatividade. Metodologicamente, foi aplicado um questionário,cujas respostas estavam dispostas segundo a escala de Likert e a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagemqualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusãoque a gestão de pessoas no setor de TI estudado não aparenta ser o motivo da alta rotatividade de servidores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T12:24:39Z
2015-11-04T12:24:39Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651946314170368