Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livramento, Franciely Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196281
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_73344ab8278e58ae5aa9b680e308916d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196281
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014Currículoreformulação curricularcurso de PedagogiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A presente pesquisa, organizada como trabalho de término do curso, teve por objetivo analisar aspectos do processo de reformulação da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialmente no que se refere à impressão de professores e estudantes sobre este movimento. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns referenciais teóricos, documentos oficiais produzidos em âmbito nacional e na própria Universidade e atividades de pesquisa empírica. Na pesquisa empírica, foram analisados respectivamente os relatórios e atas das reuniões produzidas pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante. Além disso, foram aplicados dois questionários, os quais contemplam perguntas voltadas aos professores do curso e estudantes que estão frequentando a nona fase. Com o resultado do trabalho empírico constatou-se que professores e alunos compreendem o currículo de forma distinta. Os professores, por participarem desde o início do processo de reformulação do currículo, compreendem melhor as possíveis mudanças e as razões que motivaram essas mudanças. Já os estudantes possuem maiores limitações tendo em vista que participaram e participam pouco desse processo de reformulação curricular e por conta disso não compreendem tão bem as mudanças e perspectivas presentes no currículo do curso. Em geral se pode afirmar que o movimento de reformulação que se iniciou, em 2011, com a ampla participação dos professores e estudantes, agora se restringe a um debate feito por membros do Núcleo Docente Estruturante do curso.This research, organized as work conclusion of the course, aimed to analyze aspects of the redesign of the curriculum pedagogy course at the Federal University of Santa Catarina process. Especially as regards the printing of teachers and students on this movement. To develop the research some theoretical frameworks, official documents produced at the national level and the University itself and empirical research activities were used. In empirical research, respectively, were analyzed reports and minutes of meetings produced by the Course coordinator and lecturer at Nucleus Structuring. In addition, two questionnaires were administered, which include questions geared to teachers of the course and students who are attending the ninth stage. With the results of empirical work it was found that teachers and students understand the curriculum differently. Teachers, in part since the beginning of the curriculum redesign process, better understand the possible changes and the reasons for those changes. Have the students have major limitations given that participated and participate little of this reformulation process and because of that they do not understand so well the changes and perspectives present in the course curriculum. In general it can be said that the move to recast that began in 2011, with the broad participation of teachers and students, now confined to a debate held by members of the Core Faculty Structuring the course.Florianópolis, SCThiesen, Juares da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaLivramento, Franciely Vieira2019-05-29T12:25:29Z2019-05-29T12:25:29Z2014-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196281porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:25:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:25:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
title Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
spellingShingle Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
Livramento, Franciely Vieira
Currículo
reformulação curricular
curso de Pedagogia
title_short Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
title_full Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
title_fullStr Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
title_full_unstemmed Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
title_sort Reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFSC: uma análise do movimento desenvolvido entre 2009-2014
author Livramento, Franciely Vieira
author_facet Livramento, Franciely Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thiesen, Juares da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Livramento, Franciely Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
reformulação curricular
curso de Pedagogia
topic Currículo
reformulação curricular
curso de Pedagogia
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-03
2019-05-29T12:25:29Z
2019-05-29T12:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196281
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651967579291648