Perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito na cidade de Aracaju
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173599 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Urgência e Emergência |
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Perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito na cidade de Aracajuacidentes de trânsitoepidemiologiaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Urgência e EmergênciaContexto: Os acidentes de trânsito constituem um problema de saúde pública mundial e estima-se que mais de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em todo o mundo. Objetivo: descrever o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Aracaju/SE, nos anos de 2012 e 2013. Método: quantitativo, descritivo e retrospectivo. A população foram todos os eventos ocorridos nos anos de 2012 e 2013, coletados através dos registros oficiais do banco de dados do sistema de informação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. Os dados foram analisados por meio do teste de análise percentual simples. Resultados: em 2012, registrou-se 7963 acidentes de trânsito, em 2013 foram 5061, mostrando uma queda na taxa de acidentes de 36.4%. A segunda e a quarta-feira foram os dias da semana de maior frequência de acidentes para o ano de 2012, e para o ano de 2013 foram a quarta e a sexta-feira. A faixa horária de maior ocorrência foi das 12 às 18 horas para o ano de 2012 e das 6 às 12 para 2013. O maior número de ocorrências de acidentes de trânsitos foi em jovens na faixa etária entre 20 a 29 anos para ambos os sexos. Constatou-se diminuição em 2013 de 37% do percentual de acidentes nesta faixa etária em relação ao número de acidentes no ano de 2012. Houve uma elevação de 1,1% no número de vítimas fatais entre os anos selecionados neste estudo. Conclusão: observou-se uma queda na incidência dos acidentes, porém houve uma elevação na taxa dos acidentes fatais. Esta redução é reflexo de Campanhas de Educação para o Trânsito, participação da sociedade e fiscalização rigorosa nos períodos festivos e feriados prolongados.Florianópolis, SCNascimento, KeylaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Marlande Oliveira Rocha2017-02-19T22:47:39Z2017-02-19T22:47:39Z2017-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173599porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-19T22:47:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-19T22:47:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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