Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Janice Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215912
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_744ecaf984a08e9e3f9ee177f298cf56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215912
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileirasPropriedade intelectualTransferência de tecnologiaStart upInovações tecnológicasGrandes empresasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2020.O presente trabalho teve como objetivo analisar os principais tipos de interação, oportunidades, desafios e aprendizados da interação entre grandes empresas e startups brasileiras. Em um primeiro momento, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema e, frente ao baixo número de estudos nacionais, buscou-se um aprofundamento por meio de estudos de caso, focando na experiência das startups na interação com grandes empresas. Foram entrevistadas dez startups nacionais que compõem o ranking da 100 Open Startups de 2019 que já tiveram vários tipos de interação com grandes empresas, exceto fusão e aquisição. De maneira geral, as startups relatam um baixo potencial de geração de negócios por meio dos programas de inovação aberta com grandes empresas. Ficou evidente, com a pesquisa, o baixo despreparo das grandes empresas em lidar com startups, e a ausência de estratégia para a interação, assim como as startups também enfrentam o desafio da assimetria de poder e o conflito de interesses entre as partes. Ainda assim, estes programas têm sido úteis para a validação, geração de cases e visibilidade. Além do levantamento dos tipos de interação mais significativos, oportunidades e desafios da interação, foi feita uma análise dos aprendizados destes empreendedores, que se espera ser útil para outros empreendedores iniciantes e também para que grandes empresas possam aprimorar seus programas de inovação aberta, usando estes feedbacks como fonte de melhoria.<br>Abstract: This work aimed to analize the main types of interaction, opportunities, challenges and learnings of the interaction between large Brazilian companies and startups. At first, a review of the literature on the topic was made, mostly international literature. In face of the low number of national studies, many case studies were conducted, focusing on the experience of Brazilian startups interacting with large companies. Ten national startups that are part of the 100 Open Startups´s ranking were interviewed. These startups have had several types of interaction with large companies, except mergers and acquisitions. In general, these startups report the low potential for generating business through open innovation programs with large companies. The results showed that large companies are not prepared to deal with startups, and they don´t have a strategy for interaction. Startups also face the challenge of power asymmetry and the conflict of interest between the parties. Still, these programs have been useful for validation and visibility. In addition to the survey of the most significant types of interaction, opportunities and challenges of interaction, the result was an important analysis of the learning of these entrepreneurs , which is expected to be useful for other beginning entrepreneurs and also for large companies to improve their open innovation programs, using these feedbacks as a source of improvementRichartz, FernandoCoral, ElizaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaciel, Janice Rodrigues2020-10-21T21:23:29Z2020-10-21T21:23:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf370144https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215912porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:23:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:23:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
title Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
spellingShingle Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
Maciel, Janice Rodrigues
Propriedade intelectual
Transferência de tecnologia
Start up
Inovações tecnológicas
Grandes empresas
title_short Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
title_full Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
title_fullStr Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
title_full_unstemmed Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
title_sort Interação grandes empresas e startups: oportunidades, desafios e aprendizados para startups brasileiras
author Maciel, Janice Rodrigues
author_facet Maciel, Janice Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Richartz, Fernando
Coral, Eliza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Janice Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade intelectual
Transferência de tecnologia
Start up
Inovações tecnológicas
Grandes empresas
topic Propriedade intelectual
Transferência de tecnologia
Start up
Inovações tecnológicas
Grandes empresas
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:23:29Z
2020-10-21T21:23:29Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370144
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215912
identifier_str_mv 370144
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264962785280