Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alexandre João dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228448
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Ciência da Informação
id UFSC_7452c4414d4cad395eae8ad01edf68ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228448
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa CatarinaAvaliação de UsabilidadeHeurísticas de NielsenInteração humano-computadorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Ciência da InformaçãoCom o avanço da tecnologia nos últimos tempos e o desenvolvimento de sistemas cada vez mais sofisticados e complexos, surgiu uma demanda que esses sistemas, tanto os já existentes, quanto os desenvolvidos atualmente, voltassem suas atenções à interação humano-computador, de modo a desenvolver sistemas cada vez mais eficientes e eficazes aos usuários. Dessa forma, a Usabilidade tem se tornado um fator determinante no desenvolvimento de sistemas, de modo que seus princípios tragam uma garantia de eficiência, ou seja, um sistema que oferece aos seus usuários melhores práticas na execução de suas tarefas diárias no sistema. A avaliação heurística de usabilidade de um sistema é um processo de rápida execução e aprendizagem, indicado principalmente para momento em que o tempo e recursos são limitados, sem necessidade de usuários no processo avaliativo, onde o avaliador realiza a inspeção, baseado em heurísticas, determina os potenciais problemas, o nível de gravidade, e por fim recomenda as possíveis soluções para correção. Possui também como principais vantagens o menor custo, se comparado aos demais processos avaliativos. Dessa forma, o presente trabalho constitui na avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), utilizado pelo setor de telecomunicações da organização, abordando e identificando os principais conceitos acerca da Usabilidade e Avaliação de Usabilidade de Sistemas, realiza a apresentação do SCT de modo geral, suas principais funções e seus respectivos usuários. Para a avaliação foi utilizado como base as 10 Heurísticas de Nielsen, método consagrado de avaliação, onde cada uma das heurísticas corresponde a uma violação de usabilidade. A parte metodológica do trabalho foi constituída pela avaliação do sistema, identificação dos problemas, atribuição do nível de gravidade e recomendações para correção. Como resultados foi possível identificar 14 problemas de usabilidade, violando todas as 10 heurísticas apresentadas, tendo a heurística Mensagens de Erros como a mais incidente no sistema. Para a SETEL, setor detentor do sistema, a Avaliação Heurística realizada proporcionou a identificação de problemas, verificação dos níveis de gravidade, e por fim, com base nas recomendações, realizar a correção com muito mais precisão, de modo a obter um sistema que atenda tanto os anseios do usuário no que diz respeito à satisfação ao uso do sistema, mas também aumentar a eficiência dos atendimentos dos chamados pelos seus servidores no setor. Também proporcionou a obtenção de um método que pode ser empregado na avaliação de usabilidade dos demais sistemas pertencentes ao setor.Florianópolis, SCMatias, MárcioUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Alexandre João dos2021-09-30T16:46:19Z2021-09-30T16:46:19Z2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228448info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-30T16:46:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228448Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-30T16:46:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
title Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
spellingShingle Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
Santos, Alexandre João dos
Avaliação de Usabilidade
Heurísticas de Nielsen
Interação humano-computador
title_short Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
title_full Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
title_fullStr Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
title_full_unstemmed Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
title_sort Relatório de avaliação de usabilidade do Sistema de Controle de Telefones (SCT) do Ministério Público de Santa Catarina
author Santos, Alexandre João dos
author_facet Santos, Alexandre João dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matias, Márcio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alexandre João dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Usabilidade
Heurísticas de Nielsen
Interação humano-computador
topic Avaliação de Usabilidade
Heurísticas de Nielsen
Interação humano-computador
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Ciência da Informação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30T16:46:19Z
2021-09-30T16:46:19Z
2021-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228448
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651987372212224