A estrutura da perversão e a peça Os sete gatinhos de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabela Karina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99356
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
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spelling A estrutura da perversão e a peça Os sete gatinhos de Nelson RodriguesPsicologiaPerversao sexualPsicanaliseArteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.A presente dissertação divide-se em duas partes: um estudo teórico-conceitual sobre a estrutura da perversão, e uma interação entre o mecanismo que envolve essa estrutura, seus traços característicos e suas formas, com a peça Os sete gatinhos, de Nelson Rodrigues. Para que este objetivo fosse alcançado, primeiramente realizou-se uma investigação sobre a perversão e os aspectos a ela relacionados, na obra freudiana e lacaniana, e em seguida buscou-se confirmar e ilustrar esses pressupostos teóricos - através da interação, em forma de comentário, com as falas, atitudes e características dos personagens da peça Os sete gatinhos, de Nelson Rodrigues. Na parte teórica da pesquisa, foram seguidos, principalmente, os caminhos indicados por Patrick Valas em seu livro Freud e a perversão e por Philippe Julien em Psicose, perversão e neurose: a leitura de Jacques Lacan. Já no processo de interação com a peça, foram tomados como referência Catherine Millot, em Gide, Genet e Mishima: inteligência da perversão, e Serge André, em A impostura perversa. O trabalho se caracteriza como uma investigação de cunho psicanalítico e na forma de interação entre a psicanálise e a arte. Ao término da pesquisa, identificaram-se algumas interações entre o mecanismo da estrutura da perversão, suas formas e traços característicos, com as falas, as características e atitudes dos personagens da peça, entre elas: os apelidos, o figurino e as falas do personagem Bibelot, que trazem em si o desmentido da castração, que anula a diferença entre os sexos (além de Bibelot, ele era chamado de 'o homem vestido de virgem', pois só vestia branco, que indica pureza e remete ao feminino, apesar de em suas falas e em suas atitudes estarem presentes estereótipos masculinos); e o personagem 'Seu' Noronha, que assim como acontece na perversão, buscou em Dr. Bordalo, o médico da família, um cúmplice em sua transgressão (o desejo incestuoso pelas filhas).This dissertation is divided into two parts: a theoretical-conceptual study on the structure of perversion, and an interaction between the mechanism involving this structure, its characteristic features and its forms, with the play "The Seven Kittens", by Nelson Rodrigues. For this objective to be accomplished, first, an investigation into perversion and the aspects related to it was carried out, in Freud and Lacan, and then these theoretical assumptions were illustrated - through interaction in the form of comments - with the speeches, attitudes and characteristics of the characters in the play "The Seven Kittens", by Nelson Rodrigues. The theoretical part of the research mostly followed the paths indicated by Patrick Valas, in his book "Freud et la perversion", and Philippe Julien, in "Psychose, Perversion, Névrose: la lecture de Jacques Lacan". In the process of interaction with the play, Catherine Millot, in "Gide, Genet et Mishima: intelligence de la perversion", and Serge André, in "L'imposture perverse", were taken as references. The work is characterized as an investigation with a psychoanalytic approach, in the form of interaction between psychoanalysis and art. At the end of the study, we identified some interactions between the mechanism of the structure of perversion, its forms and features, with the lines, characteristics and attitudes of the characters in the play, including: the nicknames, costume and the speech of Bibelot that in itself denies castration, which cancels out the difference between the sexes (Bibelot was also called 'the man clothed in virgin' because he only wore white, which indicates purity and refers to the female, although some male stereotypes are present in his speech and attitudes); and the character 'Mr. Noronha' who, just as happens in perversion, sought in Dr. Bordallo, the family doctor, an accomplice in his transgression (the incestuous desire for his daughters).FlorianópolisScotti, SergioZanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Isabela Karina2013-03-04T19:34:33Z2013-03-04T19:34:33Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis275 p.| il.application/pdf304782http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99356porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T00:29:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99356Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T00:29:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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