Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190814 |
Resumo: | Ao considerar a política de educação inclusiva, no que se refere à criança surda, suas condições lingüística, cultural e curricular especial devem ser, contempladas. As crianças surdas, de forma geral, devido à sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, acabam ficando alijadas dos processos ensino-aprendizagem e assim não apresentam um adequado desenvolvimento escolar. Ao entender que a realização de uma prática de inclusão escolar para o surdo se dá na abordagem bilíngüe, considerando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como uma segunda língua, o trabalho aqui apresentado situa-se nesta conjunção do processo de inclusão escolar de alunos surdos com proposta de ensino bilíngüe e atuação tradicional no ensino assumida pelo professor ouvinte, na sala de aula. Ao assumir a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano o objetivo geral desse trabalho foi olhar para a relação pedagógica entre o professor ouvinte e o aluno surdo na sala de aula comum que conta com uma intérprete da LIBRAS-Português e, com isso, dois objetivos específicos foram traçados: analisar a prática pedagógica no seu aspecto dialógico em relação à função de ensinar o aluno surdo e buscar as significações produzidas pelas ações do professor na constituição das relações interpessoais estabelecidas no cotidiano escolar. O estudo aqui relatado envolveu o registro das dinâmicas de duas salas de aula em que os alunos surdos estavam matriculados, como também entrevistas com os professores destas classes. As análises dos episódios indicam que em alguns momentos o professor assume a relação pedagógica com o aluno surdo integralmente; em outros deixa de exercer sua função, omitindo-se e em outros momentos delega sua função ao intérprete. Tais aspectos indicam a necessidade do professor ouvinte de alunos surdos apropriar-se do conhecimento da LIBRAS e se aproximar das peculiaridades da vida surda. Considerar que o processo ensino-aprendizado ocorre numa relação dialógica e buscar caminhos para uma relação pedagógica mais consistente e, propícia à realidade desse aluno. |
id |
UFSC_74b134eb23bcc9aa5f35407b858e53b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190814 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesaEducação inclusivaLibrasRelação pedagógicaSala de aulaAo considerar a política de educação inclusiva, no que se refere à criança surda, suas condições lingüística, cultural e curricular especial devem ser, contempladas. As crianças surdas, de forma geral, devido à sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, acabam ficando alijadas dos processos ensino-aprendizagem e assim não apresentam um adequado desenvolvimento escolar. Ao entender que a realização de uma prática de inclusão escolar para o surdo se dá na abordagem bilíngüe, considerando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como uma segunda língua, o trabalho aqui apresentado situa-se nesta conjunção do processo de inclusão escolar de alunos surdos com proposta de ensino bilíngüe e atuação tradicional no ensino assumida pelo professor ouvinte, na sala de aula. Ao assumir a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano o objetivo geral desse trabalho foi olhar para a relação pedagógica entre o professor ouvinte e o aluno surdo na sala de aula comum que conta com uma intérprete da LIBRAS-Português e, com isso, dois objetivos específicos foram traçados: analisar a prática pedagógica no seu aspecto dialógico em relação à função de ensinar o aluno surdo e buscar as significações produzidas pelas ações do professor na constituição das relações interpessoais estabelecidas no cotidiano escolar. O estudo aqui relatado envolveu o registro das dinâmicas de duas salas de aula em que os alunos surdos estavam matriculados, como também entrevistas com os professores destas classes. As análises dos episódios indicam que em alguns momentos o professor assume a relação pedagógica com o aluno surdo integralmente; em outros deixa de exercer sua função, omitindo-se e em outros momentos delega sua função ao intérprete. Tais aspectos indicam a necessidade do professor ouvinte de alunos surdos apropriar-se do conhecimento da LIBRAS e se aproximar das peculiaridades da vida surda. Considerar que o processo ensino-aprendizado ocorre numa relação dialógica e buscar caminhos para uma relação pedagógica mais consistente e, propícia à realidade desse aluno.UNIMEP2018-10-28T04:06:18Z2018-10-28T04:06:18Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZAMPIERI, Marinês Amália. Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. 2006. Orientadora: Dra. Maria Cecília Carareto Ferreirahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190814ZAMPIERI, Marinês Amáliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-25T23:10:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190814Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-25T23:10:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
title |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
spellingShingle |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa ZAMPIERI, Marinês Amália Educação inclusiva Libras Relação pedagógica Sala de aula |
title_short |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
title_full |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
title_fullStr |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
title_sort |
Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa |
author |
ZAMPIERI, Marinês Amália |
author_facet |
ZAMPIERI, Marinês Amália |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ZAMPIERI, Marinês Amália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Libras Relação pedagógica Sala de aula |
topic |
Educação inclusiva Libras Relação pedagógica Sala de aula |
description |
Ao considerar a política de educação inclusiva, no que se refere à criança surda, suas condições lingüística, cultural e curricular especial devem ser, contempladas. As crianças surdas, de forma geral, devido à sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, acabam ficando alijadas dos processos ensino-aprendizagem e assim não apresentam um adequado desenvolvimento escolar. Ao entender que a realização de uma prática de inclusão escolar para o surdo se dá na abordagem bilíngüe, considerando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como uma segunda língua, o trabalho aqui apresentado situa-se nesta conjunção do processo de inclusão escolar de alunos surdos com proposta de ensino bilíngüe e atuação tradicional no ensino assumida pelo professor ouvinte, na sala de aula. Ao assumir a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano o objetivo geral desse trabalho foi olhar para a relação pedagógica entre o professor ouvinte e o aluno surdo na sala de aula comum que conta com uma intérprete da LIBRAS-Português e, com isso, dois objetivos específicos foram traçados: analisar a prática pedagógica no seu aspecto dialógico em relação à função de ensinar o aluno surdo e buscar as significações produzidas pelas ações do professor na constituição das relações interpessoais estabelecidas no cotidiano escolar. O estudo aqui relatado envolveu o registro das dinâmicas de duas salas de aula em que os alunos surdos estavam matriculados, como também entrevistas com os professores destas classes. As análises dos episódios indicam que em alguns momentos o professor assume a relação pedagógica com o aluno surdo integralmente; em outros deixa de exercer sua função, omitindo-se e em outros momentos delega sua função ao intérprete. Tais aspectos indicam a necessidade do professor ouvinte de alunos surdos apropriar-se do conhecimento da LIBRAS e se aproximar das peculiaridades da vida surda. Considerar que o processo ensino-aprendizado ocorre numa relação dialógica e buscar caminhos para uma relação pedagógica mais consistente e, propícia à realidade desse aluno. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2018-10-28T04:06:18Z 2018-10-28T04:06:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZAMPIERI, Marinês Amália. Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. 2006. Orientadora: Dra. Maria Cecília Carareto Ferreira https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190814 |
identifier_str_mv |
ZAMPIERI, Marinês Amália. Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. 2006. Orientadora: Dra. Maria Cecília Carareto Ferreira |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIMEP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIMEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652169931390976 |