Professor ouvinte e aluno surdo: possibilidades de relação pedagógica na sala de aula com intérprete de Libras – Língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAMPIERI, Marinês Amália
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190814
Resumo: Ao considerar a política de educação inclusiva, no que se refere à criança surda, suas condições lingüística, cultural e curricular especial devem ser, contempladas. As crianças surdas, de forma geral, devido à sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, acabam ficando alijadas dos processos ensino-aprendizagem e assim não apresentam um adequado desenvolvimento escolar. Ao entender que a realização de uma prática de inclusão escolar para o surdo se dá na abordagem bilíngüe, considerando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como uma segunda língua, o trabalho aqui apresentado situa-se nesta conjunção do processo de inclusão escolar de alunos surdos com proposta de ensino bilíngüe e atuação tradicional no ensino assumida pelo professor ouvinte, na sala de aula. Ao assumir a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano o objetivo geral desse trabalho foi olhar para a relação pedagógica entre o professor ouvinte e o aluno surdo na sala de aula comum que conta com uma intérprete da LIBRAS-Português e, com isso, dois objetivos específicos foram traçados: analisar a prática pedagógica no seu aspecto dialógico em relação à função de ensinar o aluno surdo e buscar as significações produzidas pelas ações do professor na constituição das relações interpessoais estabelecidas no cotidiano escolar. O estudo aqui relatado envolveu o registro das dinâmicas de duas salas de aula em que os alunos surdos estavam matriculados, como também entrevistas com os professores destas classes. As análises dos episódios indicam que em alguns momentos o professor assume a relação pedagógica com o aluno surdo integralmente; em outros deixa de exercer sua função, omitindo-se e em outros momentos delega sua função ao intérprete. Tais aspectos indicam a necessidade do professor ouvinte de alunos surdos apropriar-se do conhecimento da LIBRAS e se aproximar das peculiaridades da vida surda. Considerar que o processo ensino-aprendizado ocorre numa relação dialógica e buscar caminhos para uma relação pedagógica mais consistente e, propícia à realidade desse aluno.
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