FATOS COMUNICÁVEIS PARA A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM UNIVERSIDADES: MODELO UTILIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190518 |
Resumo: | A Gestão da Comunicação em Universidades brasileiras tem sido construída a partir da aplicação de ferramentas de diagnóstico mercadológico amplamente utilizadas e consolidadas nas organizações industriais. Nas prestadoras de serviço, e em especial as Universidades, nota-se que não temos tido o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas que melhor identifiquem os fatos comunicáveis que devem ser usados na construção da gestão de sua comunicação. Este artigo apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado do autor, na Universidade de São Paulo – Brasil, na qual foi defendido um Modelo de Gestão da Comunicação para uma IES brasileira. Na pesquisa, foram utilizadas as ferramentas clássicas para o diagnóstico empresarial, como a análise SWOT, o BCG, a Matriz GE (ou análise de McKinsey), e para complementar o resultado desses diagnósticos, foi aplicada pesquisa de campo com todos os públicos de interesse da IES, bem como a descrição detalhada dos Fatos Comunicáveis a partir da teoria de Yanaze (2011), que nesta ocasião são apresentados detalhadamente. Como resultado, o autor aponta a necessidade do desenvolvimento de ferramentas diagnósticas específicas ao ambiente escolar, bem como da construção de indicadores que melhor representem a Dimensão Pedagógica da e na Gestão da Comunicação Universitária. |
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FATOS COMUNICÁVEIS PARA A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM UNIVERSIDADES: MODELO UTILIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAA Gestão da Comunicação em Universidades brasileiras tem sido construída a partir da aplicação de ferramentas de diagnóstico mercadológico amplamente utilizadas e consolidadas nas organizações industriais. Nas prestadoras de serviço, e em especial as Universidades, nota-se que não temos tido o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas que melhor identifiquem os fatos comunicáveis que devem ser usados na construção da gestão de sua comunicação. Este artigo apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado do autor, na Universidade de São Paulo – Brasil, na qual foi defendido um Modelo de Gestão da Comunicação para uma IES brasileira. Na pesquisa, foram utilizadas as ferramentas clássicas para o diagnóstico empresarial, como a análise SWOT, o BCG, a Matriz GE (ou análise de McKinsey), e para complementar o resultado desses diagnósticos, foi aplicada pesquisa de campo com todos os públicos de interesse da IES, bem como a descrição detalhada dos Fatos Comunicáveis a partir da teoria de Yanaze (2011), que nesta ocasião são apresentados detalhadamente. Como resultado, o autor aponta a necessidade do desenvolvimento de ferramentas diagnósticas específicas ao ambiente escolar, bem como da construção de indicadores que melhor representem a Dimensão Pedagógica da e na Gestão da Comunicação Universitária.INPEAU/UFSC2018-10-16T14:57:04Z2018-10-16T14:57:04Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190518Clemente Júnior, Sergio dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T14:57:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190518Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T14:57:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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