Bastos Tigre e o humorismo parnasiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Samanta Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229188
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
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spelling Bastos Tigre e o humorismo parnasianoLiteraturaPoesia humorística brasileiraParnasianismoHumorismo brasileiroTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.Esta tese investiga a obra poética humorística do escritor Manuel Bastos Tigre (1882-1957), um dos maiores exemplos do gênero no início do século XX, e sua relação com o parnasianismo. A hipótese específica que orientou a pesquisa é de que seus poemas não constituem necessariamente um desvirtuamento ou uma ?falsificação? das práticas poéticas e/ou versificatórias vigentes até então, mas que, pelo contrário, foi a difusão e a permanência desses recursos poéticos formais que permitiram que o ?humorismo? prosperasse na literatura do início desse século e que, depois, reformulado, pudesse se consolidar como um dos atributos mais característicos da(s) literatura(s) modernista(s). O pressuposto teórico dessa hipótese, inicialmente inspirada na associação anacrônica do ?poema? com a ?piada? feita por Elias Thomé Saliba (2002), foi o fundamento formal e técnico do ?chiste?, que corrobora a ideia de que o humorismo poético de autores como Tigre é fruto do agravamento da ?doutrina da arte pela arte?, ou seja, uma espécie paródia do parnasianismo de si mesmo, o que se optou por chamar de ?humorismo parnasiano?. Além disso, argumentou-se, a partir da revisão dos projetos pessoais de Tigre em defesa de uma literatura humorística brasileira, e do levantamento de publicações a respeito do ?humorismo?, que o escritor tinha uma consciência técnica e estética sobre o ?humorismo? e que ele constituiu um segmento literário importante no Brasil. Assim sendo, formulou-se, ainda, uma hipótese geral para o trabalho que diz respeito ao humorismo e ao humorismo poético, a partir da qual se constatou que houve uma produção expressiva de poesia humorística entre os parnasianos brasileiros, ou, dito de outro modo, que a poesia humorística escrita na época em que o parnasianismo esteve no auge no Brasil não deixou de ser parnasiana porque humorística. A consequência do estudo é uma proposta de releitura do parnasianismo brasileiro e de abertura para se pensar essa poesia humorística como base de difusão do riso que depois foi incorporado ao(s) projeto(s) modernista(s), isto é, considerar que autores como Tigre não anteciparam um modernismo, mas, sim, que o(s) modernismo(s) é que foram cooptados pelo humorismo do início do século XX.Abstract: This thesis investigates the humorous poetic work of writer Manuel Bastos Tigre (1882-1957), one of the greatest examples of the genre in the early 20th century, and its relationship with parnassianism. The specific hypothesis that guided the research is that his poems do not necessarily constitute a distortion or a \"falsification\" of the poetic and/or versificatory practices in force until then, but that, on the contrary, it was the diffusion and permanence of these formal poetic resources that allowed ?humorism? to prosper in the literature of the beginning of this century and that, later, reformulated, it could consolidate itself as one of the most characteristic attributes of modernist literature(s). The theoretical assumption of this hypothesis, initially inspired by the anachronistic association of the ?poem? with the ?joke? made by Elias Thomé Saliba (2002), was the formal and technical foundation of the ?joke?, which corroborates the idea that the poetic humor of authors like Tigre are the result of the aggravation of the ?doctrine of art for art's sake?, that is, a kind of parnassianism of itself, which we chose to call ?parnassian humor?. In addition, it was argued, based on the review of Tigre's personal projects in defense of a Brazilian humorous literature, and the survey of publications on ?humorism?, that the writer had a technical and aesthetic awareness of ?humorism? and that he constituted an important literary segment in Brazil. Therefore, a general hypothesis was also formulated for the work regarding humor and poetic humor, from which it was found that there was an expressive production of humorous poetry among Brazilian parnassians, or, in other words, that the humorous poetry written at the time when Parnassianism was at its peak in Brazil did not stop being parnassian because it was humorous. The consequence of the study is a proposal for re-reading Brazilian parnassianism and an opening to think of this humorous poetry as a basis for the diffusion of laughter that was later incorporated into the modernist(s) project(s), that is, to consider which authors like Tigre did not anticipate a modernism, but rather that modernism(s) were co-opted by the humor of the beginning of the 20th century.Santos, Alckmar Luiz dosUniversidade Federal de Santa CatarinaMaia, Samanta Rosa2021-10-14T19:29:55Z2021-10-14T19:29:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis288 p.| il.application/pdf373374https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229188porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:29:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229188Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:29:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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