Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_75629738cbbfc40aa0a8cbb5ce3db365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172471 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Martins, Maria Isabela VieiraFerreira, Denize Demarche Minatti2017-01-18T18:21:18Z2017-01-18T18:21:18Z2016-10-20https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisVive-se em um mundo onde são muitas as consequências dos atos prejudiciais ao meio ambiente, por conta disso, a sociedade tem se preocupado com questões de responsabilidade socioambiental. No segmento empresarial o assunto tem ganhado cada vez mais espaço para discussões e as companhias vêm buscando desenvolver suas atividades aliadas a práticas sustentáveis. A responsabilidade socioambiental é tema relevante tendo em vista a cultura consumista, o modo produtivo e seus impactos no ambiente. O objeto deste estudo é a análise da divulgação de indicativos que remetem a responsabilidade socioambiental das 100 Melhores e Maiores Empresas de 2015, segundo a Revista Exame, presentes no planejamento estratégico das mesmas, especificamente nos conceitos de Missão, Visão e Valores. O presente artigo, teve como base a pesquisa de Portella et al. (2015) e, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, qualitativa e de forma documental. Os dados foram coletados nos websites das empresas, e teve como amostra inicial 100 companhias. Após a análise dos dados, o estudo baseou-se numa amostra final de 51 companhias classificadas em 15 setores da economia que apresentaram sentenças indicando responsabilidade socioambiental. Os setores que mais se destacaram na pesquisa foram o de Energia, com 11 empresas demonstrando indicativos de responsabilidade ambiental, seguido pelos setores de Autoindústria e Bens de Consumo, ambos com 7 empresas cada. Foram encontrados 32 termos indicativos dentre a amostra final e os mais citados foram “Sustentabilidade”, “Sustentável” e “Desenvolvimento Sustentável”, que juntos foram encontrados 50 vezes. O termo “Respeito” (que pareceu englobar pessoas, vida, meio ambiente e planeta) foi encontrado na busca 19 vezes. Cabe destacar que a sociedade parece mostrar preocupação com as questões que envolvem o meio ambiente, porém o simples indicativo presente nos trechos disponibilizados na Missão, Visão e Valores não demonstra comprometimento com os preceitos do desenvolvimento sustentável na realização de suas atividades.f.14 páginas.Porto Alegre - RSSustentabilidadeResponsabilidade SocioambientalMissão, Visão e ValoresIndicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMaria Isabela Vieira Martins.pdfMaria Isabela Vieira Martins.pdfArtigoapplication/pdf797742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/1/Maria%20Isabela%20Vieira%20Martins.pdff96289b36fa55342f173de61a67f1c55MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1724712017-01-18 16:21:18.519oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-18T18:21:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
title |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
spellingShingle |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras Martins, Maria Isabela Vieira Sustentabilidade Responsabilidade Socioambiental Missão, Visão e Valores |
title_short |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
title_full |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
title_fullStr |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
title_sort |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
author |
Martins, Maria Isabela Vieira |
author_facet |
Martins, Maria Isabela Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Isabela Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Denize Demarche Minatti |
contributor_str_mv |
Ferreira, Denize Demarche Minatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Responsabilidade Socioambiental Missão, Visão e Valores |
topic |
Sustentabilidade Responsabilidade Socioambiental Missão, Visão e Valores |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-18T18:21:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-18T18:21:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 14 páginas. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto Alegre - RS |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto Alegre - RS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/1/Maria%20Isabela%20Vieira%20Martins.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f96289b36fa55342f173de61a67f1c55 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805074233786368 |