Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Isabela Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_75629738cbbfc40aa0a8cbb5ce3db365
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172471
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Martins, Maria Isabela VieiraFerreira, Denize Demarche Minatti2017-01-18T18:21:18Z2017-01-18T18:21:18Z2016-10-20https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisVive-se em um mundo onde são muitas as consequências dos atos prejudiciais ao meio ambiente, por conta disso, a sociedade tem se preocupado com questões de responsabilidade socioambiental. No segmento empresarial o assunto tem ganhado cada vez mais espaço para discussões e as companhias vêm buscando desenvolver suas atividades aliadas a práticas sustentáveis. A responsabilidade socioambiental é tema relevante tendo em vista a cultura consumista, o modo produtivo e seus impactos no ambiente. O objeto deste estudo é a análise da divulgação de indicativos que remetem a responsabilidade socioambiental das 100 Melhores e Maiores Empresas de 2015, segundo a Revista Exame, presentes no planejamento estratégico das mesmas, especificamente nos conceitos de Missão, Visão e Valores. O presente artigo, teve como base a pesquisa de Portella et al. (2015) e, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, qualitativa e de forma documental. Os dados foram coletados nos websites das empresas, e teve como amostra inicial 100 companhias. Após a análise dos dados, o estudo baseou-se numa amostra final de 51 companhias classificadas em 15 setores da economia que apresentaram sentenças indicando responsabilidade socioambiental. Os setores que mais se destacaram na pesquisa foram o de Energia, com 11 empresas demonstrando indicativos de responsabilidade ambiental, seguido pelos setores de Autoindústria e Bens de Consumo, ambos com 7 empresas cada. Foram encontrados 32 termos indicativos dentre a amostra final e os mais citados foram “Sustentabilidade”, “Sustentável” e “Desenvolvimento Sustentável”, que juntos foram encontrados 50 vezes. O termo “Respeito” (que pareceu englobar pessoas, vida, meio ambiente e planeta) foi encontrado na busca 19 vezes. Cabe destacar que a sociedade parece mostrar preocupação com as questões que envolvem o meio ambiente, porém o simples indicativo presente nos trechos disponibilizados na Missão, Visão e Valores não demonstra comprometimento com os preceitos do desenvolvimento sustentável na realização de suas atividades.f.14 páginas.Porto Alegre - RSSustentabilidadeResponsabilidade SocioambientalMissão, Visão e ValoresIndicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMaria Isabela Vieira Martins.pdfMaria Isabela Vieira Martins.pdfArtigoapplication/pdf797742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/1/Maria%20Isabela%20Vieira%20Martins.pdff96289b36fa55342f173de61a67f1c55MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1724712017-01-18 16:21:18.519oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-18T18:21:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
title Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
spellingShingle Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
Martins, Maria Isabela Vieira
Sustentabilidade
Responsabilidade Socioambiental
Missão, Visão e Valores
title_short Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
title_full Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
title_fullStr Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
title_full_unstemmed Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
title_sort Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
author Martins, Maria Isabela Vieira
author_facet Martins, Maria Isabela Vieira
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Isabela Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Denize Demarche Minatti
contributor_str_mv Ferreira, Denize Demarche Minatti
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Responsabilidade Socioambiental
Missão, Visão e Valores
topic Sustentabilidade
Responsabilidade Socioambiental
Missão, Visão e Valores
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-18T18:21:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-18T18:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv f.
14 páginas.
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto Alegre - RS
publisher.none.fl_str_mv Porto Alegre - RS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/1/Maria%20Isabela%20Vieira%20Martins.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/172471/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f96289b36fa55342f173de61a67f1c55
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805074233786368