Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_757f79e14f654a879d9b5911fcd6cf85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95971 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupoPsicologiaForum(Debates)Interação socialPercepçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011Comportamentos de interação entre participantes aparecem como uma das principais variáveis de condições de ensino em grupo. Visando aumentar o conhecimento sobre a aplicabilidade de procedimentos de equivalência de estímulos para o ensino do comportamento de ler em situação de sala de aula, um Programa de Ensino em grupo foi organizado e aplicado. Além desse, foi proposto também como objetivo descrever as características funcionais dos comportamentos de interação entre participantes e a relação entre esses comportamentos e a aprendizagem de leitura. Como material de ensino foram utilizados cartões de palavras impressas, de figuras e de sílabas. As relações entre palavra ditada e palavra impressa, a composição de palavras com sílabas diante de palavra impressa e figuras foram ensinadas em situação de grupo, combinando o procedimento de escolha de acordo com o modelo (match-to-sample) ao de exclusão. Participaram do estudo 11 crianças, pré-escolares, não alfabetizadas, com idade entre cinco e seis anos, que foram organizadas em três grupos. Para o Grupo 1 as tarefas de aprendizagem (selecionar cartões e compor palavras com sílabas) foram realizadas coletivamente e, para os Grupos 2 e 3, individualmente. Os participantes dos Grupos 1 e 3 participaram de quatro sessões nas quais puderam compor palavras com sílabas; o Grupo 2 participou de duas dessas sessões. Foram ensinadas 12 palavras e testada a leitura de outras 17 novas. 11 participantes foram capazes de ler mais de 91% das palavras ensinadas; 75% dos participantes do Grupo 1, 50% do Grupo 2 e 66% do Grupo 3 leram palavras novas. Em sessões de composição os participantes do Grupo 1 foram capazes de compor, em média, o dobro de palavras dos demais grupos. A partir de sessões de ensino do Programa filmadas, foram descritos os comportamentos de interação emitidos pelos participantes na realização das tarefas de ensino, descritos e organizados nas seguintes categorias: Realizar as tarefas consequenciadas pela professora; Realizar as tarefas consequenciadas por colegas; Consequenciar desempenho de colega; Solicitar avaliação da tarefa à professora ou ao colega; Realizar tarefa pelo colega; Olhar na direção de colega; Receber auxílio, auxiliar colegas na realização de tarefas ou Disputar materiais. Nas condições de realização de tarefas coletiva, aplicada ao Grupo 1, foram identificados e descritos 11 tipos de comportamentos de interação e, nas condições de realização de tarefa individual, foram identificados 16 comportamentos de interação. Dos comportamentos de interação descritos no Grupo 1, três eram programados e os demais oriundos das condições de ensino em grupo; nos Grupos 2 e 3, dos 16 comportamentos de interação, três eram programados. Os resultados mostraram que as condições de realização de tarefa em grupo de forma coletiva gerou contingências distintas das apresentadas na condição de realização de tarefas em grupo de forma individual. Não foi possível estabelecer relação de dependência entre a quantidade e tipos de interação e o desempenho geral no Programa de Ensino. Entretanto, os tipos de comportamentos de interação estiveram predominantemente associados às condições nas quais eles são expostos e importantes aspectos a serem considerados em futuras aplicações de procedimentos de ensino em situação de grupo.Medeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Lilian Margarete2012-10-26T07:37:03Z2012-10-26T07:37:03Z2012-10-26T07:37:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189 p.| il., grafs., tabs.application/pdf293085http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:21:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95971Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:21:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
title |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
spellingShingle |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo Machado, Lilian Margarete Psicologia Forum (Debates) Interação social Percepção |
title_short |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
title_full |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
title_fullStr |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
title_full_unstemmed |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
title_sort |
Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo |
author |
Machado, Lilian Margarete |
author_facet |
Machado, Lilian Margarete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, José Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Lilian Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Forum (Debates) Interação social Percepção |
topic |
Psicologia Forum (Debates) Interação social Percepção |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T07:37:03Z 2012-10-26T07:37:03Z 2012-10-26T07:37:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
293085 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971 |
identifier_str_mv |
293085 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
189 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652220970827776 |