Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lilian Margarete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011
id UFSC_757f79e14f654a879d9b5911fcd6cf85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95971
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupoPsicologiaForum(Debates)Interação socialPercepçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011Comportamentos de interação entre participantes aparecem como uma das principais variáveis de condições de ensino em grupo. Visando aumentar o conhecimento sobre a aplicabilidade de procedimentos de equivalência de estímulos para o ensino do comportamento de ler em situação de sala de aula, um Programa de Ensino em grupo foi organizado e aplicado. Além desse, foi proposto também como objetivo descrever as características funcionais dos comportamentos de interação entre participantes e a relação entre esses comportamentos e a aprendizagem de leitura. Como material de ensino foram utilizados cartões de palavras impressas, de figuras e de sílabas. As relações entre palavra ditada e palavra impressa, a composição de palavras com sílabas diante de palavra impressa e figuras foram ensinadas em situação de grupo, combinando o procedimento de escolha de acordo com o modelo (match-to-sample) ao de exclusão. Participaram do estudo 11 crianças, pré-escolares, não alfabetizadas, com idade entre cinco e seis anos, que foram organizadas em três grupos. Para o Grupo 1 as tarefas de aprendizagem (selecionar cartões e compor palavras com sílabas) foram realizadas coletivamente e, para os Grupos 2 e 3, individualmente. Os participantes dos Grupos 1 e 3 participaram de quatro sessões nas quais puderam compor palavras com sílabas; o Grupo 2 participou de duas dessas sessões. Foram ensinadas 12 palavras e testada a leitura de outras 17 novas. 11 participantes foram capazes de ler mais de 91% das palavras ensinadas; 75% dos participantes do Grupo 1, 50% do Grupo 2 e 66% do Grupo 3 leram palavras novas. Em sessões de composição os participantes do Grupo 1 foram capazes de compor, em média, o dobro de palavras dos demais grupos. A partir de sessões de ensino do Programa filmadas, foram descritos os comportamentos de interação emitidos pelos participantes na realização das tarefas de ensino, descritos e organizados nas seguintes categorias: Realizar as tarefas consequenciadas pela professora; Realizar as tarefas consequenciadas por colegas; Consequenciar desempenho de colega; Solicitar avaliação da tarefa à professora ou ao colega; Realizar tarefa pelo colega; Olhar na direção de colega; Receber auxílio, auxiliar colegas na realização de tarefas ou Disputar materiais. Nas condições de realização de tarefas coletiva, aplicada ao Grupo 1, foram identificados e descritos 11 tipos de comportamentos de interação e, nas condições de realização de tarefa individual, foram identificados 16 comportamentos de interação. Dos comportamentos de interação descritos no Grupo 1, três eram programados e os demais oriundos das condições de ensino em grupo; nos Grupos 2 e 3, dos 16 comportamentos de interação, três eram programados. Os resultados mostraram que as condições de realização de tarefa em grupo de forma coletiva gerou contingências distintas das apresentadas na condição de realização de tarefas em grupo de forma individual. Não foi possível estabelecer relação de dependência entre a quantidade e tipos de interação e o desempenho geral no Programa de Ensino. Entretanto, os tipos de comportamentos de interação estiveram predominantemente associados às condições nas quais eles são expostos e importantes aspectos a serem considerados em futuras aplicações de procedimentos de ensino em situação de grupo.Medeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Lilian Margarete2012-10-26T07:37:03Z2012-10-26T07:37:03Z2012-10-26T07:37:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189 p.| il., grafs., tabs.application/pdf293085http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:21:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95971Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:21:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
title Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
spellingShingle Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
Machado, Lilian Margarete
Psicologia
Forum
(Debates)
Interação social
Percepção
title_short Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
title_full Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
title_fullStr Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
title_full_unstemmed Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
title_sort Características de comportamentos de interação entre participantes em um Programa de Ensino de ler em situação de grupo
author Machado, Lilian Margarete
author_facet Machado, Lilian Margarete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, José Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lilian Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Forum
(Debates)
Interação social
Percepção
topic Psicologia
Forum
(Debates)
Interação social
Percepção
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T07:37:03Z
2012-10-26T07:37:03Z
2012-10-26T07:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 293085
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971
identifier_str_mv 293085
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652220970827776