Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauber, Marcelo Fernando
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168113
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_75d8b6f0c6514ddadb37d52b242c5241
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168113
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquiteturaEducaçãoEducação científica e tecnológicaTecnologia educacionalFísicaEstudo e ensinoSistemas tutoriais inteligentesÓptica geométricaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.A inclusão de recursos computacionais na educação pode propiciar uma adequação do material didático ao nível de conhecimento dos estudantes e às individualidades de aprendizagem. Nessa perspectiva, os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) são excelentes candidatos, pois permitem tratar os alunos de forma individualizada e flexível. Apesar dos avanços obtidos no campo da ciência da computação, ainda são pouco conhecidos no ensino de ciências no Brasil. É apresentada uma reflexão da Teoria da Carga Cognitiva (TCC), que pode instruir muitos dos processos educacionais, e, seus efeitos são analisados minuciosamente. A multidisciplinaridade do processo de aprendizagem, apoiado em uma moderna teoria da cognição humana, a TCC, embasam esta proposta de arquitetura para um STI e de sua aplicabilidade no ensino de ciências, escolhendo como tema a Óptica Geométrica, para demonstrar sua aplicabilidade e como é promissora.<br>Abstract : The inclusion of computational resources in education can provide an adaptation of the teaching materials to the level of students' knowledge and learning individuals. From this perspective, the Intelligent Tutoring Systems (ITS) are excellent candidates as they allow treating students individually and flexibly. Despite the advances made in the field of computer science, they are still little known in science teaching in Brazil. It is presented a reflection of Cognitive Load Theory (CLT), which can instruct many of the educational process, and its effects are analyzed thoroughly. The multidisciplinary approach of the learning process, supported by a modern theory of human cognition, CLT, underlie this proposed architecture for an STI and its applicability in the teaching of science, choosing as its theme the Geometrical Optics, to demonstrate its applicability and how its promising.Silva, Tatiana daUniversidade Federal de Santa CatarinaRauber, Marcelo Fernando2016-09-20T04:54:16Z2016-09-20T04:54:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il., grafs., tabs.application/pdf341138https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168113porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:54:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168113Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:54:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
title Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
spellingShingle Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
Rauber, Marcelo Fernando
Educação
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Física
Estudo e ensino
Sistemas tutoriais inteligentes
Óptica geométrica
title_short Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
title_full Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
title_fullStr Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
title_full_unstemmed Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
title_sort Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
author Rauber, Marcelo Fernando
author_facet Rauber, Marcelo Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Tatiana da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauber, Marcelo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Física
Estudo e ensino
Sistemas tutoriais inteligentes
Óptica geométrica
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Física
Estudo e ensino
Sistemas tutoriais inteligentes
Óptica geométrica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:54:16Z
2016-09-20T04:54:16Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 341138
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168113
identifier_str_mv 341138
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652382142201856