Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis dos segmentos monitorados de Urubici e Itapoá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledezma Pérez, Jahel Sarvia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174261
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
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Foram realizados, em períodos pré-determinados, ensaios de macro e microtextura, Irregularidade longitudinal (IRI), Afundamento em Trilha de Roda, Levantamento Visual de Defeitos, Levantamento de Bacia de Deflexões através da Viga Benkelman e Falling Weight Deflectometer (FWD) e atrito com o Grip Tester. Além destas avaliações, foi realizada a contagem quantitativa e classificatória dos veículos que trafegam nos segmentos. As misturas de concreto asfáltico aplicadas em campo foram reproduzidas em laboratório para a análise das propriedades mecânicas e de desempenho do revestimento asfáltico. Elas foram elaboradas conforme o projeto de dosagem detalhados nos relatórios As Built das obras. Foram realizados ensaios de resistência ao dano por umidade induzida, deformação permanente no simulador de tráfego francês (LCPC), módulo complexo e resistência à fadiga no aparato quatro pontos. Nos segmentos de Urubici foram retiradas placas de campo para a realização de ensaio de deformação permanente e fadiga. Fez-se a estimativa da vida útil do pavimento dos segmentos monitorados, baseado nos ensaios de fadiga, com o apoio dos softwares AEMC/Sispav (análise elástico) e Viscoroute (análise viscoelástico). Após 4 anos de abertura ao tráfego, os segmentos de Urubici apenas apresentam trincamentos com grau de severidade baixo e a estimativa da fadiga do pavimento supera ao período de projeto. O segmento monitorado de Itapoá apresentou prematuramente maior quantidade de defeitos, atingindo sua vida útil no terceiro ano de abertura ao tráfego. Da avaliação estrutural, observou-se que a espessura de revestimento executada não atende à solicitação do tráfego.<br>Abstract : Aiming to develop a new method of pavement design, the Thematic Network of Asphalt Technology supported by PETROBRAS, has been carrying out a study focused on the analysis of materials and performance of flexible pavements using monitored segments located in different regions in Brazil. In this context, the present study aims to evaluate the performance of three segments of highway SC-370 belonging to the municipality of Urubici and one segment of highway SC-416 that belongs to the municipality of Itapoá, all of them in the state of Santa Catarina. For this study, several tests of macro and microtexture, International Roughness Index (IRI), rutting, visual inspection of distressed surfaces and deflection basin tests based on Benkelman beam and Falling Weight Deflectometer (FWD) and friction with Grip Tester were performed at predefined periods. Aditionally, a quantitative and classificatory counting of the mixed stream of traffic through these segments were performed. The asphalt concrete mixtures were reproduced in the laboratory in order to analize the mechanical properties of the asphalt coating. The mixtures were prepared according to the dosage project detailed in the ?As Built? report of the construction. Thus, several tests were performed including a resistance test for moisture-induced damage, a permanent deformation test using the French traffic simulator (LCPC), and a complex modulus calculation and resistance to fatigue test based on the four point bending aparathus. Additionally, an estimated service life of the pavement of each monitored segment was calculated based on bending tests and supported by the softwares AEMC/Sispav (elastic analysis) and ViscoRoute (viscoelastic alaysis). The Urubici segment only presents cracking with low degree of severity and the service life estimation based on fatigue analysis overcomes the project period. The monitored segment Itapoá presented higher number of defects early, reaching its service life in the third year of opening to traffic. From the structural evaluation, it was observed that the executed coating thickness does not meet the required traffic.333 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia civilPavimentosUrubici (SC)Itapoa (SC)Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis dos segmentos monitorados de Urubici e Itapoáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL344661.pdfapplication/pdf7723874https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/174261/1/344661.pdfad9a75db4e7052177881e1d8f228fa14MD51123456789/1742612017-03-28 01:07:48.812oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174261Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-28T04:07:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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