MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KLOSTER, ROBERTA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SCHLICKMANN, RAPHAEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230238
Resumo: O acesso das mulheres ao mercado de trabalho vem se igualando ao dos homens ao longo do tempo, consequência dos movimentos feministas que lutaram arduamente pela igualdade de direitos. Contudo, apesar da entrada no meio produtivo, alguns estudos têm evidenciado que as mulheres ainda recebem os menores salários, ficam com as funções mais precarizadas e possuem mais dificuldades no acesso aos postos de hierarquia mais elevada. Diante deste quadro, este estudo objetivou quantificar o percentual de mulheres que exerceram os cargos de reitoras, vice-reitoras, pró-reitoras e diretoras na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, verificando sua representatividade ao longo das últimas três décadas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de fontes disponíveis de acesso público e documentos institucionais, analisados estatisticamente. Foi possível concluir que, na universidade pesquisada, a maioria dos cargos gerenciais de alto escalão são e foram ocupados por homens e que para alguns cargos específicos a representação feminina foi nula. Confirmaram-se os resultados esperados, ao verificar que a ascensão na carreira de mulheres na UDESC ainda pode ser limitada e que há uma lacuna significativa a ser superada para se atingir a equiparação com os homens no acesso às funções de alta gerência nessa instituição.
id UFSC_75fad45bebb276fc67e4a7449250bbce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICAO acesso das mulheres ao mercado de trabalho vem se igualando ao dos homens ao longo do tempo, consequência dos movimentos feministas que lutaram arduamente pela igualdade de direitos. Contudo, apesar da entrada no meio produtivo, alguns estudos têm evidenciado que as mulheres ainda recebem os menores salários, ficam com as funções mais precarizadas e possuem mais dificuldades no acesso aos postos de hierarquia mais elevada. Diante deste quadro, este estudo objetivou quantificar o percentual de mulheres que exerceram os cargos de reitoras, vice-reitoras, pró-reitoras e diretoras na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, verificando sua representatividade ao longo das últimas três décadas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de fontes disponíveis de acesso público e documentos institucionais, analisados estatisticamente. Foi possível concluir que, na universidade pesquisada, a maioria dos cargos gerenciais de alto escalão são e foram ocupados por homens e que para alguns cargos específicos a representação feminina foi nula. Confirmaram-se os resultados esperados, ao verificar que a ascensão na carreira de mulheres na UDESC ainda pode ser limitada e que há uma lacuna significativa a ser superada para se atingir a equiparação com os homens no acesso às funções de alta gerência nessa instituição.INPEAU/UFSC2021-12-03T16:39:24Z2021-12-03T16:39:24Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230238KLOSTER, ROBERTASCHLICKMANN, RAPHAELporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T16:39:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T16:39:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
title MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
spellingShingle MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
KLOSTER, ROBERTA
title_short MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
title_full MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
title_fullStr MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
title_full_unstemmed MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
title_sort MULHERES EM CARGOS GERENCIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE HISTÓRICA
author KLOSTER, ROBERTA
author_facet KLOSTER, ROBERTA
SCHLICKMANN, RAPHAEL
author_role author
author2 SCHLICKMANN, RAPHAEL
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KLOSTER, ROBERTA
SCHLICKMANN, RAPHAEL
description O acesso das mulheres ao mercado de trabalho vem se igualando ao dos homens ao longo do tempo, consequência dos movimentos feministas que lutaram arduamente pela igualdade de direitos. Contudo, apesar da entrada no meio produtivo, alguns estudos têm evidenciado que as mulheres ainda recebem os menores salários, ficam com as funções mais precarizadas e possuem mais dificuldades no acesso aos postos de hierarquia mais elevada. Diante deste quadro, este estudo objetivou quantificar o percentual de mulheres que exerceram os cargos de reitoras, vice-reitoras, pró-reitoras e diretoras na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, verificando sua representatividade ao longo das últimas três décadas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de fontes disponíveis de acesso público e documentos institucionais, analisados estatisticamente. Foi possível concluir que, na universidade pesquisada, a maioria dos cargos gerenciais de alto escalão são e foram ocupados por homens e que para alguns cargos específicos a representação feminina foi nula. Confirmaram-se os resultados esperados, ao verificar que a ascensão na carreira de mulheres na UDESC ainda pode ser limitada e que há uma lacuna significativa a ser superada para se atingir a equiparação com os homens no acesso às funções de alta gerência nessa instituição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T16:39:24Z
2021-12-03T16:39:24Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230238
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651882768367616