Uma caracterização da experiência do usuário na leitura em smartphones
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208067 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019. |
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Uma caracterização da experiência do usuário na leitura em smartphonesDesignLeituraSmartphonesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.O smartphone vem se consolidando como um dispositivo de leitura no Brasil ao propiciar acesso a uma gama variada de conteúdo, aliando a portabilidade e a conveniência de um artefato de bolso. Entre tantas atividades possíveis no dispositivo, a leitura ativa enfrenta dificuldades que afetam negativamente a experiência do usuário. A leitura ativa consiste em um tipo de leitura mais sofisticado, geralmente desempenhado por estudantes e trabalhadores intelectuais. A partir deste contexto e da construção de um referencial sobre a experiência do usuário (UX), o presente estudo propõe uma caracterização da experiência do usuário na leitura ativa em smartphone. Para este fim, adotou-se uma abordagem qualitativa orientada pelas fases de: revisão bibliográfica sobre métodos qualitativos para estudo da UX, acompanhamento da experiência a partir de entrevistas e diário de voz visando subsidiar a construção de categorias para a experiência do usuário. Assim, a caracterização da UX na leitura ativa foi realizada a partir da construção de sete categorias principais, a saber: interoperabilidade, disponibilidade, tempo, variedade de suportes, familiaridade com o impresso, flexibilidade e simplicidade. Estas, se organizam em três grupos: as categorias da tecnologia, que refletem aspectos críticos com relação à interface do smartphone, seja em nível de software ou hardware; as categorias da atividade que evidenciam pontos sobre o processo de leitura ativa; e as categorias do usuário, que exprimem os desejos e hábitos das pessoas. Destacam-se as categorias de familiaridade com o impresso, que representa o grau de influência dos hábitos e preferências relativas à experiência do livro em papel, e variedade de suportes, que expressa a importância de integração diferentes suportes para a realização da leitura ativa junto ao smartphone. O resultado do estudo pode contribuir para compreensão da UX em contextos correlatos e para o design de artefatos digitais na leitura ativa.Abstract: The smartphone has becoming a reading device in Brazil by providing access to a wide range of content, combining the portability and convenience of a pocket artifact. Among so many possible activities on the device, active reading faces difficulties that negatively affect the user experience. Active reading consists of a more sophisticated type of reading, usually performed by students and intellectual workers. By the above, this study proposes a characterization of the user experience in active reading on smartphone. To this end, we adopted a qualitative approach guided by the phases of: bibliographic review of qualitative methods for UX study, experience monitoring through interviews and voice diary to support the construction of categories for the user experience. Thus, the characterization of UX in active reading was based on the construction of seven main categories, namely: interoperability, availability, time, variety of media, familiarity with print, flexibility and simplicity. These are organized into three groups: technology categories, which reflect critical aspects of the smartphone interface, whether software or hardware; the categories of activity that highlight points about the active reading process; and user categories, which express people's desires and habits. We highlight the categories of familiarity with print, which represents the degree of influence of habits and preferences related to the experience of the paper book, and variety of media, which expresses the importance of integrating different media for active reading with the smartphone The result of the study may contribute to the understanding of UX in related contexts and to the design of digital artifacts in active reading.Gonçalves, Berenice SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Alexandre dos Santos2020-04-02T21:40:54Z2020-04-02T21:40:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 p.| il.application/pdf368158https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208067porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T21:40:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208067Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-02T21:40:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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