O curso de pedagogia em Santa Catarina: a história da sua criação no contexto do projeto desenvolvimentista da década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Letícia Carneiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88321
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling O curso de pedagogia em Santa Catarina: a história da sua criação no contexto do projeto desenvolvimentista da década de 1960EducaçãoHistóriaEducaçãoPoliticas publicasSanta CatarinaProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta tese é um estudo sobre a história da criação do curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina. Este estudo tem como objetivo compreender a teia de relações que propiciaram o surgimento desse curso nas duas universidades públicas (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC), no contexto do processo de modernização econômica dos anos 60, capitaneado pelo poder oligarca então no comando do aparelho governamental. Procura-se evidenciar s circunstâncias que propiciaram a emergência desses cursos e compreender a "natureza prático-institucional" dos mesmos, natureza esta reveladora do caráter sócio-político que o curso assume num determinado contexto. A natureza desta pesquisa é documental, sob uma perspectiva histórica como orientação teórico-metodológica. O estudo evidenciou que a década de 1960 representou para Santa Catarina um marco no seu processo de modernização econômica, com uma forte intervenção estatal voltada para possibilitar a acumulação privada de capital. À semelhança do que ocorria em nível nacional, a política educacional se constituiu numa estratégia governamental voltada para o desenvolvimento econômico e para atuar na correlação de forças sociais, seguindo as determinações daquele desenvolvimento. O envolvimento do Estado de Santa Catarina num projeto desenvolvimentista, de planejamento sócio-econômico de caráter mais global, capitaneado por determinadas forças políticas que formavam o poder instituído naquele momento histórico, adotou ações políticas materiais concretas (políticas públicas) que foram fundamentais para a emergência dos cursos de Pedagogia da UFSC e da UDESC. Os anos 60 se constituíram num terreno fértil para o surgimento desse curso já existente em outros estados, mas que aqui não havia encontrado condições objetivas para ser criado. O curso surgiu em instituições criadas como parte do projeto político-cultural das elites locais, conduzido por intelectuais que buscavam assegurar direção do seu grupo na condução cultural do Estado. Surgiu para atender demandas do sistema estadual de ensino por professores formados para a escola média e para atuar na área técnica-administrativa desse sistema. A proposta de formação do pedagogo instituída nas universidades seguiu a tendência nacionalmente estabelecida pelos dispositivos legais, adotando um modelo de formação de professores e técnicos em educação que fragmenta a teoria e a prática, o conteúdo e o método, o político e o técnico. Portanto, um modelo precário do ponto de vista da qualificação que propiciava, pouco consistente sob o aspecto da fundamentação teórico-científica e inadequado para a formação de educadores capazes de produzir conhecimentos referidos a uma sociedade concreta, à compreensão da realidade social e das demandas oriundas das camadas populares na escola pública. This is a study about the story of the creation of the Pedagogy Courses in Santa Catarina. The study aims to comprehend the relations that led to the appearance and development of the Pedagogy Courses at the State and Federal Universities of Santa Catarina: UFSC and UDESC, within the contexto of an economical modernization process, by an oligarchy that was in command of the government in the 1960's. The circumstances that led to the development of these courses have been emphasized as a way to understand the practical and institucional nature of the Pedagogy Courses, wich is closely related to some social and political aspects of the course, within this context. The nature of this research is documental, and a historical perspective was adopted as the theoretical and methodological choice. The study hás emphasized that the decade of 1960 represented a boundary for the Santa Catarina's processo of economical modernization, under a significant state intervention in order to make an accumulation of private capital possible. As it used to happen around the nation, the educacional polices have established a governanment's strategy that aimed to reach economical development and to act on the correlation of social forces, following that development's determinations. The involvement of the state of Santa Catarina with a development project on a global perspective of the social and economical planning, commanded by political forces that were the established power in that particular moment of history, took material concrete political actions ("public policies") that were the foundations for the appearence of the Pedagogy Courses at UFSC and UDESC. The 1960's were productive years for the development of this course, that's already existed in other states, but in Santa Catarina it hadn't found the necessary conditions to be created. The course has emerged in institutions as part of the local high classe's political and social project, conducted by intellectuals that tried to assure guidance for the group in the cultural conduction of the state. It has emerged to answer to the claims of the educacional state system ando of the professors educated to act in secondary schools and in technical and administrational areas of the system. The project for the education of pedagogues instituted in universities followed the tendency nationally established by legal disposals, adopting a model of educating and technicians that breaks theory and practice, content and method, political and technical aspects. This a precarious model from the point of view of what qualification used to provide, and it's not consistent enough on the technical and scientific aspects, and not adequate for educating professionals that should be capable of producing knowledge referring to the real society, to the comprehension of the social reality and the claims of the lower classes in public schools.Florianópolis, SCScheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Letícia Carneiro2012-10-22T07:41:52Z2012-10-22T07:41:52Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf229912http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88321porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:46:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88321Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:46:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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