Estudo de Dimensionamento e Execução de Obra de Contenção em Cortina Atirantada na Rodovia BR-116/SC
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197445 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura. |
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Estudo de Dimensionamento e Execução de Obra de Contenção em Cortina Atirantada na Rodovia BR-116/SCObras de contenção; parâmetros geotécnicos; dimensionamento; cortina atirantada.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura.Por conta do crescimento populacional e do aumento da extensão territorial urbana, a ocupação de áreas de risco e que exigem intervenção vêm aumentando, acarretando na necessidade de emprego de obras de contenção. Estas obras são utilizadas tanto em meio urbano como em rodovias e ferrovias, garantindo a segurança e desenvolvimento da área a qual estão inseridas. Nesse contexto, quando há a necessidade de suportar grandes esforços provenientes de grandes volumes de solo e/ou rocha, ocupando pouco espaço, como por exemplo, em rodovias que passam por regiões de serras, a solução usualmente mais utilizada é a cortina atirantada. Neste cenário, este trabalho tem por objetivo a análise e o estudo de um projeto de uma cortina atirantada, situada em um trecho de uma rodovia do estado de Santa Catarina, para conter os esforços provenientes da construção de um aterro para alargamento da pista de rolamento. Foram verificados os parâmetros geotécnicos da área de implantação da estrutura, por meio da avaliação de sondagens SPT e rotativa, as condições de estabilidade antes e após a construção da estrutura de contenção, avaliaram-se, ainda, as cargas nas fundações da cortina, assim como, o dimensionamento dos tirantes. Devido à grande heterogeneidade do maciço foram verificadas divergências entre os parâmetros geotécnicos estimados e aqueles efetivamente adotados em projeto. Em função disso, também se verificaram diferenças no embutimento necessário para as estacas de fundação e comprimento de ancoragem necessário para os tirantes. Este trabalho demonstra que quanto maior a heterogeneidade de um maciço, maiores serão os desafios para estimativa de parâmetros de projeto, que muitas vezes será apoiada em correlações empíricas, levando-se à adoção de soluções conservadoras para garantia da segurança da obra.Due to population growth and the increase in urban territorial extension, the occupation of risk areas that require intervention has been increasing, leading to the need to use containment works. These works are used in urban environment as in highways and railways, guaranteeing the safety and development of the area to which they are inserted. In this context, when there is a need to withstand great efforts from large volumes of soil and / or rock, taking little space for cases of highways or railroads that pass through regions of saws, the most indicated solution is the cable-stayed curtain. The objective of this work is the analysis and study of a wire curtain project, located on a stretch of highway in the state of Santa Catarina, to contain efforts to build a landfill for the widening of the runway. The geotechnical parameters of the area of implantation of the structure were verified through the evaluation of SPT and rotary probes, the stability conditions before and after the construction of the containment structure, and the loads were evaluated in the foundations of the curtain, as well as, the dimensioning of the tie rods. Due to the great heterogeneity of the massif, there were differences between the estimated geotechnical parameters and those actually adopted in the project, and the values adopted in the project were more conservative. As a result, differences were also found in the inlay needed for foundation piles. This work demonstrates that the greater the heterogeneity of a mass, the greater the challenges for estimation of design parameters, which will often be supported by empirical correlations, leading to the adoption of conservative solutions to guarantee the safety of the work.Joinville, SCPaula Niewinski, HelenaUniversidade Federal de Santa CatarinaFagundes, Geandle2019-07-11T13:56:03Z2019-07-11T13:56:03Z2019-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis113application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197445info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-11T13:56:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T13:56:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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