Surdez, linguagem e conhecimento na Educação Superior: trajetórias formativas de surdos no Brasil e no México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZILATTO, Alexandre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191529
Resumo: Objetivamos analisar noções de surdez, linguagem e conhecimento que delineiam os processos formativos-educativos de estudantes surdos na Educação Superior em realidades brasileiras e mexicanas, buscando: a) conhecer os processos formativos de dois estudantes surdos em contexto universitário, sendo um estudante surdo mexicano (Universidade Veracruzana – UV) e uma estudante surda brasileira (Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes); b) compreender as concepções e as expectativas desses estudantes surdos sobre sua trajetória formativa na Educação Superior; c) conhecer aspectos das experiências formativas vividas por esses estudantes surdos em diferentes contextos, principalmente na Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa ancorado no campo do estudo de caso (ANDRÉ, 2005). Em termos teórico-metodológicos, assumimos ainda uma perspectiva investigativa que compreende a Educação Comparada como campo interdisciplinar, fundamentado num saber dinâmico e aberto metodologicamente (SOBRINHO et al. 2015). Nesse sentido, sustentados nos pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias, particularmente os conceitos de linguagem e conhecimento (ELIAS, 1994b), figuração e interdependência (ELIAS, 1994a; 2001a; 2014) em diálogo com a literatura sobre as políticas educacionais e com autores que discutem sobre a educação de surdos. Dessa forma, nossas reflexões assumem uma abordagem histórico-sociológica do fenômeno educativo. Coletamos os dados por meio de estudo de documentos e análise dos censos educacionais brasileiros e mexicanos, mas focamo-nos nas narrativas coletadas por meio de entrevistas envolvendo dois estudantes surdos. O primeiro, matriculado na Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil e o segundo, matriculado na Universidade Veracruzana – México. Observamos que nesses dois países, a educação de surdos segue os propósitos dos acordos internacionais que objetivam ampliar o acesso à Educação Superior, referendando uma “educação para todos”. Nesse processo, recorrentemente, a especificidade linguística dos surdos é negligenciada trazendo desdobramentos na concretização da política anunciada. Destacamos que frequentemente as noções de surdez, linguagem e conhecimento estão delineadas no processo formativo sob a lógica audista, acarretando implicações educacionais, especialmente no que refere-se às estratégias metodológicas e às inter-relações estabelecidas na Educação Superior nesses dois países. Por outro lado, observamos que as atitudes de cooperação entre ouvintes (familiares, amigos, colegas de turma, entre outros) e surdos ampliam as redes de interdependência contribuindo na (re)significação dos conceitos de linguagem, conhecimento e surdez, colaborando no processo formativo-educativo dos estudantes surdos em contextos universitários no Brasil e no México.
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