O gênero na Biblioteconomia : percepção de bibliotecárias/os

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Beatriz Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129392
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2014
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spelling O gênero na Biblioteconomia : percepção de bibliotecárias/osCiências HumanasRelações de gêneroBiblioteconomiaMercado de trabalhoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2014Esta tese teve como objetivo investigar o gênero na Biblioteconomia sob a percepção das/os bibliotecárias/os, que atuam na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BCUFPB), campus João Pessoa, e na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (BCUFSC), campus Florianópolis. Utilizamos o método da história oral com abordagem de caráter qualitativa. Na construção desta tese, as questões de gênero foram abordadas com enfoque para algumas categorias de análise, tais como: trabalho, profissão e mercado de trabalho das/os bibliotecárias/os no contexto atual. Dentro dessa linha, várias teóricas se destacam entre as quais, podemos citar: Bruschini, Ferreira, Louro, Pedro, Saffioti, Scott, dentre outras. Vale ressaltar que, como se trata de um estudo interdisciplinar, além das autoras citadas, buscamos aportes teóricos na Biblioteconomia com Cunha, Castro, Souto, Souza; na Metodologia: Alberti, Pollak e Portelli, entre outras/os autoras/es que se incorporaram no decorrer da pesquisa. Através deste exercício, podemos verificar as transformações do mercado de trabalho e as mudanças na atuação das mulheres nesse mercado, conquistando, assim, novos espaços. Por outro lado, apesar dos significativos avanços, constatamos que ainda existem profissões "apropriadas" para homens e outras para mulheres e que existem preconceitos e discriminações relacionados às profissões ditas femininas e, consequentemente, pouca valorização das mesmas no mercado de trabalho. Identificamos ainda, a repetição de determinados regimes de gênero que podem ser considerados como uma reiteração das hierarquias deste, as quais bloqueiam o próprio ideal de igualdade de gênero percebido entre os sexos. No caso da Biblioteconomia, além das questões de gênero como marcadores sociais que contribuem para a desvalorização da profissão, constatamos, também, a hierarquia de gênero na divisão sexual do trabalho onde as bibliotecárias estão direcionadas a setores tradicionais menos valorizados como a biblioteca escolar e a infantil e a desenvolverem atividades de menor prestígio como organização do ambiente, recreação, práticas culturais, entre outras que supostamente requerem uma menor qualificação. Os resultados apontaram ainda para uma priorização de poder no qual os bibliotecários do sexo masculino detêm a maioria das coordenações internas das bibliotecas estudadas. Por fim, concluímos que há a interferência de gênero na profissão, observada em todas as questões estudadas sob o prisma de todas as variáveis da pesquisa (sexo, formação acadêmica, faixa etária, tempo de profissão, Instituição), embora, nem sempre foi percebida pelas/pelos informantes da pesquisa.<br>Abstract: This thesis aimed to investigate the gender perspective in Librarianship in the perception of the librarians who act in the Central Library of the Federal University of Paraiba (BCUFPB), João Pessoa campus and in the Central Library of the Federal University of Santa Catarina (BCUFSC), Florianópolis campus. We use the method of oral history with qualitative nature approach consisting of semi-structured interviews. While making up this thesis, the gender issues were treated with focus on some categories of analysis, such as: work, profession and job market of both female and male librarians in the current context. According to this, several female authors are highlighted, such as: Bruschini, Ferreira, Louro, Pedro, Saffioti, Scott, among others. It is worth pointing out that, as it is an interdisciplinary study, in addition to the mentioned authors, we also searched the theoretical principles in Librarianship through authors such as: Cunha, Castro, Souto, Souza; and in the Methodology, Alberti, Pollak and Portelli, among other authors who were added during the research. By means of this exercise, we could verify there are doubts regarding the changes in the job market as well as the changes of the women´s performance in this market, conquering thus new spaces. On the other hand, despite the meaningful advancements, we understood that there are still professions "suitable" for men and others which are "suitable" for women; and that there are prejudice and discrimination related to the so-called female professions and, consequently, their little value in the job market. Yet identified the repetition, of specific gender procedures that can be considered as reiteration of gender hierarchy which hinders the ideal of gender equality perceived between the sexes. In the librarianship case, in addition to the issues of gender as social markers which contribute to the devaluation of the profession, we also perceived gender hierarchy in the sexual division of labor where the female librarians are directed to less valued traditional sectors as the school library and the child library and to develop less prestigious activities such as organization of the environment, recreation, cultural practices, among others that presumably require less qualification. The results also pointed to a prioritization of power in which the male librarians hold the majority of internal coordination positions of the studied libraries. Finally, we concluded that there is gender interference in the profession which isobserved in all the studied questions under the perspective of all research variables (sex, academic formation, age group, profession time, Institution), although it was not always perceived by the research informants.Pedro, Joana MariaCunha, Miriam Figueiredo Vieira daUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Beatriz Alves de2015-02-05T21:02:20Z2015-02-05T21:02:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 p.| tabs.application/pdf329405https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129392porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129392Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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