As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettanin, Eleani
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_76bc6ec6ed84af3453444251979cf54c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85223
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnicaEducaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educacaoPratica de ensinoPlanejamentoCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A maneira pela qual os indivíduos, articulam em enfoques interdisciplinares os conhecimentos disciplinares dos quais se apropriam é produto de uma ACT. Porém, não basta possuir conhecimentos científicos, para ser considerado alfabetizado científica e tecnicamente, é necessário que estes conhecimentos sejam compreendidos em relação a noções provenientes de diversas disciplinas necessárias ao enfoque de contextos concretos. A ACT firma os seus objetivos na negociação e para que essa ocorra são necessários os atributos da autonomia, domínio e comunicação. Para atingir estes três atributos Fourez propôs uma metodologia interdisciplinar, a qual denominou de Ilhas de Racionalidade(IR) . Esta metodologia "visa produzir uma representação teórica apropriada em uma situação precisa e em função de um projeto determinado", permitindo comunicar e agir sobre o assunto. O objetivo da nossa pesquisa é saber se esta metodologia é eficaz ao que se propõe. Para tanto construímos categorias de habilidades que caracterizam esses atributos e organizamos uma ficha de observação, a qual se tornou um instrumento de auxílio no acompanhamento da metodologia. As observações e os registros na ficha de observação que fizemos durante o acompanhamento de uma IR possibilitou chegarmos a conclusão que esta metodologia desenvolve nos indivíduos os atributos da ACT. Acreditamos, também, que a IR é uma maneira do ensino das ciências se tornar significativa e interessante para o aluno.Florianópolis, SCAlves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaBettanin, Eleani2012-10-20T16:30:18Z2012-10-20T16:30:18Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf199773http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:56:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:56:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
title As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
spellingShingle As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
Bettanin, Eleani
Educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao
Pratica de ensino
Planejamento
Curriculos
title_short As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
title_full As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
title_fullStr As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
title_full_unstemmed As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
title_sort As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
author Bettanin, Eleani
author_facet Bettanin, Eleani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves Filho, Jose de Pinho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettanin, Eleani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao
Pratica de ensino
Planejamento
Curriculos
topic Educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao
Pratica de ensino
Planejamento
Curriculos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T16:30:18Z
2012-10-20T16:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 199773
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223
identifier_str_mv 199773
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123170144256