As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_76bc6ec6ed84af3453444251979cf54c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85223 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnicaEducaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educacaoPratica de ensinoPlanejamentoCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A maneira pela qual os indivíduos, articulam em enfoques interdisciplinares os conhecimentos disciplinares dos quais se apropriam é produto de uma ACT. Porém, não basta possuir conhecimentos científicos, para ser considerado alfabetizado científica e tecnicamente, é necessário que estes conhecimentos sejam compreendidos em relação a noções provenientes de diversas disciplinas necessárias ao enfoque de contextos concretos. A ACT firma os seus objetivos na negociação e para que essa ocorra são necessários os atributos da autonomia, domínio e comunicação. Para atingir estes três atributos Fourez propôs uma metodologia interdisciplinar, a qual denominou de Ilhas de Racionalidade(IR) . Esta metodologia "visa produzir uma representação teórica apropriada em uma situação precisa e em função de um projeto determinado", permitindo comunicar e agir sobre o assunto. O objetivo da nossa pesquisa é saber se esta metodologia é eficaz ao que se propõe. Para tanto construímos categorias de habilidades que caracterizam esses atributos e organizamos uma ficha de observação, a qual se tornou um instrumento de auxílio no acompanhamento da metodologia. As observações e os registros na ficha de observação que fizemos durante o acompanhamento de uma IR possibilitou chegarmos a conclusão que esta metodologia desenvolve nos indivíduos os atributos da ACT. Acreditamos, também, que a IR é uma maneira do ensino das ciências se tornar significativa e interessante para o aluno.Florianópolis, SCAlves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaBettanin, Eleani2012-10-20T16:30:18Z2012-10-20T16:30:18Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf199773http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:56:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:56:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
title |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
spellingShingle |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica Bettanin, Eleani Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao Pratica de ensino Planejamento Curriculos |
title_short |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
title_full |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
title_fullStr |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
title_full_unstemmed |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
title_sort |
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica |
author |
Bettanin, Eleani |
author_facet |
Bettanin, Eleani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves Filho, Jose de Pinho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bettanin, Eleani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao Pratica de ensino Planejamento Curriculos |
topic |
Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao Pratica de ensino Planejamento Curriculos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T16:30:18Z 2012-10-20T16:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
199773 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223 |
identifier_str_mv |
199773 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652123170144256 |