Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gnecco Júnior, Lenio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100780
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração
id UFSC_7753ff2b8ae27f0cbad370d3c88f3002
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100780
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSCAdministraçãoEnsino a distanciaCursos de graduaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoEste trabalho tem como objetivo analisar quais são os principais desafios na gestão de cursos de Administração a distância (EaD) em instituições públicas brasileiras, visando identificar potencialidades e limites de gestão para essa modalidade de ensino no contexto da educação superior. Os principais desafios na gestão, estabelecidos à priori, com base no marco regulatório (dimensões organização institucional, corpo social, infraestrutura física e tecnológica e requisitos legais) e em Penterich (2009), foram analisados por todos os atores envolvidos nesse sistema (instituição, pólos de apoio presenciais, coordenador de curso, professor, tutor, aluno e equipe de suporte técnico-administrativo), visando obter a percepção dos mesmos sobre essa questão. Quanto à metodologia, este trabalho é de natureza quali-quanti, do tipo exploratório-descritiva e com delineamento desenvolvido a partir de pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso em uma instituição pública sobre o tema em questão, utilizando também a revisão sistemática como método de pesquisa bibliográfica na fase exploratória, considerando as etapas previstas no Manual Cochrane (planejamento, execução e apresentação/divulgação). As principais conclusões destacam que as dimensões de gestão foram validadas pela maioria dos atores, que acrescentaram mais três: gestão do conhecimento, gestão para a excelência e gestão da evasão escolar, totalizando 14 desafios na gestão de cursos a distância na percepção dos atores envolvidos. A importância percebida em relação aos desafios na gestão ocorreu de forma diferente por cada grupo de ator e os limites e potencialidades passam pela compreensão do papel de cada ator na composição desse sistema, na integração entre os mesmos e na busca pela excelência em gestão de cursos a distância.This Master´s Dissertation is intended to analyze which are the main challenges facing the administration of Distance Management Courses (DE) at Brazilian public institutions, aiming at identifying the management potentialities and limits for that education mode in the context of higher education. The main management challenges, established a priori, based on the regulatory framework (dimensions: institutional organization, society, physical and institutional infrastructure, and legal requirements) and on Penterich (2009), have been analyzed by all the actors involved in that system (institution, presence support poles, course coordinator, professor, tutor, student, and technical-administrative support team), aiming at enabling them to obtain a broad perception of that issue. As far as methodology is concerned, this paper is of quail-quanti nature, of the exploratorydescriptive type and with outlining developed from documental and bibliographic research and case study at a public institution on the subject in question, also using systematic review as a bibliographic research method at the exploratory phase, considering the stages foreseen in the Cochrane Manual (planning, execution and presentation/divulgation). The main conclusions emphasize that the management dimensions have been validated by most actors, who added three additional ones: knowledge management, management for excellence and school dropout management, totalizing 14 distance course management challenges in the perception of the actors involved. The importance perceived in relation to the challenges of DE course management occurred in a different way for each actor group, and the limits and potentialities are varied, passing through the understanding of the role of each actor in the composition of that system, through the integration of same and through the quest for excellence in distance course management.FlorianópolisDalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaGnecco Júnior, Lenio2013-06-25T22:34:40Z2013-06-25T22:34:40Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis293 p.| il., tabs., grafs.application/pdf308898http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100780porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:34:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100780Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:34:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
title Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
spellingShingle Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
Gnecco Júnior, Lenio
Administração
Ensino a distancia
Cursos de graduação
title_short Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
title_full Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
title_fullStr Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
title_full_unstemmed Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
title_sort Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de caso nos cursos de administração a distância da UFSC
author Gnecco Júnior, Lenio
author_facet Gnecco Júnior, Lenio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gnecco Júnior, Lenio
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino a distancia
Cursos de graduação
topic Administração
Ensino a distancia
Cursos de graduação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T22:34:40Z
2013-06-25T22:34:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 308898
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100780
identifier_str_mv 308898
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 293 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651894236643328