Sentimentos e diagnósticos: trajetória de famílias com crianças com deficiência em busca de conhecimento, profissionais e tratamentos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177959 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura. |
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Sentimentos e diagnósticos: trajetória de famílias com crianças com deficiência em busca de conhecimento, profissionais e tratamentosFamíliasCrianças com deficiênciaDiagnósticoTratamentoPaisTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.O objetivo desta pesquisa descritiva, tipo estudo de caso, foi analisar o impacto do nascimento de uma criança com deficiência e sua trajetória familiar em busca de conhecimento, de profissionais e tratamentos. Participaram deste estudo 15 pais de crianças envolvidas em um programa de atividade motora adaptada. Para a coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Após a realização das entrevistas e sua transcrição, procedeu-se à sua análise e interpretação, através da técnica de análise de conteúdo. Foram estabelecidas as seguintes categorias de analise: caracterização dos participantes, gravidez, comunicação da deficiência, compreensão da deficiência, aceitação da deficiência, preocupações e receios, apoios e serviços e, as intervenções. Compreendemos que as famílias das crianças com deficiência vivenciaram situações distintas. A maioria das famílias planejou a gravidez, a identificação da deficiência ocorreu durante o primeiro ano, a comunicação pelo profissional da saúde gerou impactos negativos em todas as famílias, todas procuraram informações a cerca da deficiência e a aceitação foi difícil, porém a busca por intervenções com a rede de apoio familiar e de serviços favoreceu o envolvimento dos familiares nos cuidados com a criança. O fato das famílias buscarem precisão no diagnóstico foi determinante para a aceitação da deficiência e a busca de intervenções adequadas.Florianópolis, SCUniversidade Federal de Santa CatarinaMünich, Rosane Scherer2017-08-01T18:57:51Z2017-08-01T18:57:51Z2017-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfMünichhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177959porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-01T18:57:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177959Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-01T18:57:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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