Construção e validação de uma escala de flow para atletas e praticantes de exercício físico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132959 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014 |
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Construção e validação de uma escala de flow para atletas e praticantes de exercício físicoPsicologiaMedidores de fluxoEsportesAspectos psicológicosExercicios fisicosAspectos psicológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014O flow pode ser entendido como um estado mental ideal em que um indivíduo se sente cognitivamente eficiente, profundamente envolvido, altamente motivado e experimenta um elevado nível de prazer. O esporte e o exercício físico constituem-se como atividades facilitadoras da ocorrência do flow em razão do seu alto nível de estruturação. Assim, o objetivo desse estudo foi buscar evidências de validade de uma escala de flow para atletas e praticantes de exercício físico. Para isso, esse estudo dividiu-se em duas etapas, a primeira referente à construção do instrumento e a segunda relativa aos estudos de validação. Esse estudo foi predominantemente quantitativo e foram utilizados, além do instrumento elaborado, escalas de autoeficácia, autoestima, afetos, satisfação de vida e personalidade. A amostra foi composta por 625 participantes advindos de 42 modalidades distintas, com média de idade de 24,3 (DP=8,4). Após a realização da análise de juízes e análise semântica, a Escala de Flow constituiu-se de 125 itens, agrupados em nove fatores. Ao verificar a estrutura interna da escala, encontraram-se soluções fatoriais favoráveis para oito fatores: Controle e habilidade para superar desafios, Metas claras, Concentração intensa, Experiência autotélica, Feedback imediato, Fusão entre ação e consciência, Distorção da experiência temporal e Perda de autoconsciência. Decisões sobre a retirada de itens foram tomadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O modelo de Rasch foi utilizado para a realização das análises do ajustamento dos itens (infit e outfit), verificação da correlação item-theta, identificação de desordem nas categorias dos itens, análise do mapa de itens e das curvas de informação dos testes e cálculo da precisão real dos fatores. Após essas análises, a versão final do instrumento elaborado ficou composta por 75 itens. A precisão do instrumento calculada por meio do Alpha de Cronbach foi de 0,93. De acordo com a TRI, a precisão real variou de 0,89 a 0,76. Sobre os estudos correlacionais, encontraram-se correlações fracas e moderadas entre flow e os construtos avaliados. Contudo, diferente do esperado, não houve correlação significativa entre flow e o fator neuroticismo. Conclui-se que os resultados encontrados apontam para evidências iniciais de validade do instrumento elaborado.<br>Abstract : The flow state refers to an intrinsically motivating experience, in which people are fully absorbed by what they are doing. Flow can be defined as an ideal mental state in which an individual feels cognitively efficient, deeply involved, highly motivated and experiences a high level of pleasure. Sports and physical exercises are activities that make flow easier to achieve because of their structure. This study aimed to develop and seek evidences of the validity of a scale to measure the flow construct in sports and exercise settings. For this, the study was divided into two stages, the first refers to the construction of the instrument and the second includes its validity studies. This study was predominantly quantitative and in addition to the flow scale, other measures were used such as self-efficacy, self-esteem, affects, life satisfaction and personality scales. The total sample consisted of 625 participants from 42 different modalities and the average age was 24.3 (SD =8.4). The items were evaluated by a committee of judges and after the semantic validation, the Flow Scale consisted of 125 items, grouped into nine factors. However, the factor analysis provides good support for the eight factors structure: Control and ability to overcome challenges, clear goals, Intense concentration, Autotelic experience, Unambiguous feedback, Action-awareness merging, Transformation of time and Loss of self-consciousness. Decisions about the items were taken based on Item Response Theory (IRT). The Rasch model was used to analyze each item adjustment (infit and outfit), to check the item-theta correlation, to verify the categories disorder and to calculate the reliability. Item-person maps and test information curves were also elaborated. After these analyses, the instrument's final version was composed of 75 items. The scale's reliability calculated using Cronbach's alpha was 0.93. According to the IRT, the true reliability ranged from 0.89 to 0.76. With regard to the correlational studies, weak and moderate correlations were found between flow and other related constructs. However, different from the expected, there was no significant correlation between flow and neuroticism. We conclude that the results of this research indicate initial evidence of validity of the Flow scale.Nunes, Carlos Henrique Sancineto da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaRoettgers, Cássia2015-05-19T04:04:46Z2015-05-19T04:04:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| tabs., ils., grafs.application/pdf333354https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132959porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132959Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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