Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Provenzano, Maria Alice Branco Campos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102136
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
id UFSC_77a5a2bba678bc2f17749ba24e3f2983
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102136
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegasPsicologiaFracasso escolarAlunosDesempenhoEnsino de primeiro grauDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaEstudos sobre relações entre fracasso escolar, desemprego juvenil e déficits em aspectos psicossociais e da saúde demonstram que jovens com história de fracasso escolar têm mais dificuldade na integração social e na inserção no mercado de trabalho do que jovens sem história de fracasso. O objetivo desse estudo foi o de caracterizar as percepções de alunos de 7ª série sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas. Essa caracterização poderá contribuir para uma revisão crítica do papel da escola e dos procedimentos para educar utilizados por pais e professores. Participaram alunos que apresentaram desempenho escolar aquém do esperado (NA) e seus colegas com desempenho esperado (A). A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista e questões derivadas da sociometria. Os resultados indicam que há uma modificação na percepção que o aluno tem da escola em sua trajetória escolar. De uma aprovação inicial, de praticamente todos alunos, há uma redução na quantidade de indicações sobre querer permanecer na escola. Todos os alunos atribuem ao futuro pessoal e profissional o motivo pelo qual vêem à escola e fazem mais referências positivas ao indicarem o que acham da escola onde estudam. Essas #verbalizações positivas#, sugerem que os alunos estejam reproduzindo aquilo que ouvem no próprio ambienteFlorianópolis, SCKubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaProvenzano, Maria Alice Branco Campos2013-07-16T00:08:06Z2013-07-16T00:08:06Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 122 f.| tabs., grafs.application/pdf221029http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102136porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:22:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102136Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:22:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
title Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
spellingShingle Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
Provenzano, Maria Alice Branco Campos
Psicologia
Fracasso escolar
Alunos
Desempenho
Ensino de primeiro grau
title_short Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
title_full Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
title_fullStr Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
title_full_unstemmed Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
title_sort Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas
author Provenzano, Maria Alice Branco Campos
author_facet Provenzano, Maria Alice Branco Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Provenzano, Maria Alice Branco Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Fracasso escolar
Alunos
Desempenho
Ensino de primeiro grau
topic Psicologia
Fracasso escolar
Alunos
Desempenho
Ensino de primeiro grau
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T00:08:06Z
2013-07-16T00:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 221029
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102136
identifier_str_mv 221029
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 122 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652138487742464