Por uma poética do gesto: potências ambientais na arquitetura ativadas por Hélio Oiticica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Flávia Martini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204476
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
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spelling Por uma poética do gesto: potências ambientais na arquitetura ativadas por Hélio OiticicaArquiteturaArquiteturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.Pensar em diálogos entre arte e arquitetura é sempre desafiador, especialmente quando se esbarra em tentativas de definição dos campos. Afastando-se desta pretensão, este trabalho trata de identificar algumas aportações da obra ambiental de Hélio Oiticica à arquitetura na contemporaneidade. A partir do reconhecimento de semelhanças entre contextos e agenciamentos, revela-se um atual distanciamento entre as produções arquitetônicas e a vida cotidiana e encontra-se em Oiticica inspiração para questioná-las e repensá-las. Referenciando espacialidade, vivência e atravessamentos, parte da produção ambiental do artista é aqui revisada em paralelo com teorias e obras arquitetônicas, sugerindo a possibilidade de explorar uma arquitetura ambiental como forma de resistir à espetacularização urbana. Esta discussão é materializada em um estudo mais atento de duas obras arquitetônicas atuais as Casas da Quinta Monroy, do escritório Elemental, e o Memorial do Holocausto, de Peter Eisenman que se aproximam dos conceitos e relações ambientais e sugerem a potência de aplicá-los de forma consciente e intencional na arquitetura. Vislumbra-se, então, a possibilidade de formular e testar um Programa Arquitetônico Ambiental e propõe-se encaminhamentos para realizá-lo, endossando discussões e produções cada vez mais sensíveis, atentas e próximas do corpo e da vida, como a produção ambiental de Hélio Oiticica.Abstract: Thinking about dialogues between art and architecture is always a challenge, especially when attempts to define the fields are made. Away from this pretension, this work deals with some contributions of the work of Hélio Oiticica to the contemporary architecture. Similarities between contexts and strategies reveal distances between architecture and daily life and Oiticica's production inspire a critical review about it once his environmental work refers to spatiality, experience and relations. Part of Oiticica's environmental production is studied, as well as some architectural theories and works, suggesting the possibility of resisting urban spectacularization through an environmental architecture. In order to materialize this discussion, two architectural works are analyzed the Quinta Monroy Housing, by Elemental, and the Holocaust Memorial, by Peter Eisenman approaching environmental concepts and relations and recognizing its importance. This study suggests the possibility of formulating and testing an Environmental Program adapted to architecture and proposes some future actions and researches in order to motivate sensitive productions in architecture, as close to the body as Oiticica's environmental work.Santos, Rodrigo Gonçalves dosRamos, Flávia Martini2020-02-28T18:05:46Z2020-02-28T18:05:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis286 p.| il.application/pdf364561https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204476porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204476Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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