A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, G. P.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nanni, A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200384
Resumo: O escoamento é uma das etapas mais importantes no contexto do ciclo hidrológico e um dos condicionantes do seu comportamento é o uso da terra. Neste sentido, o artigo objetivou analisar os efeitos da modificação do uso da terra sobre o escoamento das águas, na forma de uma breve revisão bibliográfica, tomando como base o princípio da substituição de florestas por atividades humanas comuns, como agricultura, pastagem, aglomerados urbanos, além da canalização e retilinização de canais fluviais. A partir das exposições compiladas de diferentes obras, verificou-se que a modificação para usos da terra como pastagem, agricultura e atividades urbanas, quando não orientada, torna-se uma prática que extrapola a capacidade de suporte das condições ambientais da área de drenagem e leva a sua degradação, tal como no caso do escoamento. É importante que os pesquisadores e gestores considerem analisar a extensão completa da bacia hidrográfica, com políticas não somente para os cursos d'água principais. Também se faz necessário que realizem a tomada de decisões com base na utilização e conservação dos recursos naturais a partir da adequada orientação da ocupação territorial e do seu planejamento do uso e cobertura da terra a médio e longo prazo, a fim de evitar efeitos compensatórios prejudiciais a sociedade e aos ecossistemas presentes.
id UFSC_78ae5da4c4d265958f0d1262fa26e202
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200384
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.Escoamento superficialuso da terraBacia hidrográficaO escoamento é uma das etapas mais importantes no contexto do ciclo hidrológico e um dos condicionantes do seu comportamento é o uso da terra. Neste sentido, o artigo objetivou analisar os efeitos da modificação do uso da terra sobre o escoamento das águas, na forma de uma breve revisão bibliográfica, tomando como base o princípio da substituição de florestas por atividades humanas comuns, como agricultura, pastagem, aglomerados urbanos, além da canalização e retilinização de canais fluviais. A partir das exposições compiladas de diferentes obras, verificou-se que a modificação para usos da terra como pastagem, agricultura e atividades urbanas, quando não orientada, torna-se uma prática que extrapola a capacidade de suporte das condições ambientais da área de drenagem e leva a sua degradação, tal como no caso do escoamento. É importante que os pesquisadores e gestores considerem analisar a extensão completa da bacia hidrográfica, com políticas não somente para os cursos d'água principais. Também se faz necessário que realizem a tomada de decisões com base na utilização e conservação dos recursos naturais a partir da adequada orientação da ocupação territorial e do seu planejamento do uso e cobertura da terra a médio e longo prazo, a fim de evitar efeitos compensatórios prejudiciais a sociedade e aos ecossistemas presentes.Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Laboratório de Análise AmbientalHoffmann, G. P.Nanni, A. S.2019-09-04T18:33:06Z2019-09-04T18:33:06Z2016-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHoffmann, G. P. ; Nanni, A. S. . A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão. In: XVI Simpósio de Geografia UDESC, 2016, Florianópolis. Anais do XVI Simpósio de Geografia UDESC, 2016. v. 1. p. 84-96.2179-5185https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200384porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T18:33:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200384Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-04T18:33:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
title A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
spellingShingle A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
Hoffmann, G. P.
Escoamento superficial
uso da terra
Bacia hidrográfica
title_short A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
title_full A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
title_fullStr A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
title_full_unstemmed A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
title_sort A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão.
author Hoffmann, G. P.
author_facet Hoffmann, G. P.
Nanni, A. S.
author_role author
author2 Nanni, A. S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Laboratório de Análise Ambiental
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, G. P.
Nanni, A. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Escoamento superficial
uso da terra
Bacia hidrográfica
topic Escoamento superficial
uso da terra
Bacia hidrográfica
description O escoamento é uma das etapas mais importantes no contexto do ciclo hidrológico e um dos condicionantes do seu comportamento é o uso da terra. Neste sentido, o artigo objetivou analisar os efeitos da modificação do uso da terra sobre o escoamento das águas, na forma de uma breve revisão bibliográfica, tomando como base o princípio da substituição de florestas por atividades humanas comuns, como agricultura, pastagem, aglomerados urbanos, além da canalização e retilinização de canais fluviais. A partir das exposições compiladas de diferentes obras, verificou-se que a modificação para usos da terra como pastagem, agricultura e atividades urbanas, quando não orientada, torna-se uma prática que extrapola a capacidade de suporte das condições ambientais da área de drenagem e leva a sua degradação, tal como no caso do escoamento. É importante que os pesquisadores e gestores considerem analisar a extensão completa da bacia hidrográfica, com políticas não somente para os cursos d'água principais. Também se faz necessário que realizem a tomada de decisões com base na utilização e conservação dos recursos naturais a partir da adequada orientação da ocupação territorial e do seu planejamento do uso e cobertura da terra a médio e longo prazo, a fim de evitar efeitos compensatórios prejudiciais a sociedade e aos ecossistemas presentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-08
2019-09-04T18:33:06Z
2019-09-04T18:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Hoffmann, G. P. ; Nanni, A. S. . A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão. In: XVI Simpósio de Geografia UDESC, 2016, Florianópolis. Anais do XVI Simpósio de Geografia UDESC, 2016. v. 1. p. 84-96.
2179-5185
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200384
identifier_str_mv Hoffmann, G. P. ; Nanni, A. S. . A modificação dos usos da terra e seus efeitos no escoamento das águas: uma revisão. In: XVI Simpósio de Geografia UDESC, 2016, Florianópolis. Anais do XVI Simpósio de Geografia UDESC, 2016. v. 1. p. 84-96.
2179-5185
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652136531099648