Planejamento de roteiros no turismo rural para a agricultura familiar por meio da gestão e design
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216612 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019. |
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Planejamento de roteiros no turismo rural para a agricultura familiar por meio da gestão e designDesignGestão do designTurismo ruralTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.A agricultura familiar vem passando por transformações políticas, econômicas, tecnológicas e sociais que colocam o setor em situação de destaque, ampliando as oportunidades de desenvolvimento de atividades agrícolas e não agrícolas. Este fenômeno chamado de novo rural desencadeia o conceito de pluriativismo, terminologia que aponta diversificação das atividades produtivas. Uma dessas atividades pode-se afirmar, é o turismo rural que contribui para o ordenamento territorial e identificação e valorização da produção agrícola. Também auxilia para a preservação dos aspectos ambientais, sociais e culturais das propriedades. Contudo um dos problemas para o desenvolvimento do turismo rural na agricultura familiar é a organização de roteiros que ofereçam por um lado oportunidades de melhorias para as propriedades rurais e por outro lado ampliem o nível de experiência do turista. Além disso, a ausência de um ambiente normativo, com segurança jurídica impede as propriedades rurais de desenvolver estratégias para aumentar a competitividade, a diferenciação e a sustentabilidade. A Gestão de Design neste contexto auxilia na identificação de fragilidades e oportunidades, transformando problemas em soluções, mediante estratégico e adequado posicionamento, projetando a integração e a experiência do usuário em um contexto com características tipicamente rurais. Portanto esta tese tem como objetivo principal desenvolver um modelo conceitual que oriente o planejamento de roteiros turísticos, baseados na Gestão de Design e especificamente compreender o papel da Gestão de Design no contexto da Agricultura Familiar; definir os requisitos para elaboração de roteiros turísticos rurais para a agricultura familiar e identificar as ferramentas para compor um modelo conceitual de planejamento de roteiros turísticos. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, objetivo descritivo e exploratório, abordagem qualitativa, por meio de um procedimento bibliográfico e documental. A pesquisa dividiu-se em três distintas fases. Fase um, fundamentação teórica; fase dois, desenvolvimento do modelo conceitual e fase três, aplicação, avaliação e discussão. Como resultados da pesquisa propôs-se o Sistema de Referência de Planejamento de Rotas Turísticas ? SRPRTur, dividido em quatro fases, subdivididas em onze etapas, auxiliados por um instrumento diagnóstico discreto que possibilita identificar a situação atual do ambiente pesquisado, por meio das variantes mobilidade, propriedade, oferta turística e hospitalidade, que definem o percentual de contribuição da variante no contexto, auxiliando o projetista na criação de roteiros turísticos aplicado a agricultura familiar. O estudo permitiu aplicar o modelo Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade - CDS e cruzá-lo ao Balanced Scorecard - BSC, criando um mapa estratégico para desenvolvimento da rota, por meio de nove indicadores e um conjunto de ações e diretrizes ambientais estabelecidas para o desenvolvimento de habilidade e competências no gerenciamento da rota.<br>Abstract : Family farming has been going through political, economic, technological and social transformations that put the sector in a prominent position, expanding the opportunities for developing agricultural and non-agricultural activities. This phenomenon called the new rural triggers the concept of pluriactivism, a terminology that points to the diversification of productive activities. One of these activities can be said, it is rural tourism that contributes to the territorial ordering and identification and valorization of agricultural production. It also helps to preserve the environmental, social and cultural aspects of the properties. However, one of the problems for the development of rural tourism in family farming is the organization of itineraries that offer, on the one hand, opportunities for improvements to rural properties and, on the other hand, expand the level of tourist experience. In addition, the absence of a normative environment, with legal certainty, prevents rural properties from developing strategies to increase competitiveness, differentiation and sustainability. Design Management in this context helps to identify weaknesses and opportunities, transforming problems into solutions, through strategic and appropriate positioning, projecting integration and the user experience in a context with typically rural characteristics. Therefore, this thesis has as main objective to develop a conceptual model that guides the planning of tourist routes, based on Design Management and specifically to understand the role of Design Management in the context of Family Agriculture; define the requirements for the elaboration of rural tourist routes for family farming and identify the tools to compose a conceptual model for planning tourist routes. In order to achieve these objectives, an applied research was carried out, a descriptive and exploratory objective, a qualitative approach, through a bibliographic and documentary procedure. The research was divided into three distinct phases. Phase one, theoretical foundation; phase two, development of the conceptual model and phase three, application, evaluation and discussion. As a result of the research, the Tourist Routes Planning Reference System - SRPRTur was proposed, divided into four phases, subdivided into eleven stages, aided by a discrete diagnostic instrument that makes it possible to identify the current situation of the researched environment, through the mobility variants , property, tourist offer and hospitality, which define the percentage of contribution of the variant in the context, assisting the designer in the creation of tourist itineraries applied to family farming. The study made it possible to apply the Competitiveness, Differentiation and Sustainability model - CDS and cross it to the Balanced Scorecard - BSC, creating a strategic map for the development of the route, through nine indicators and a set of actions and environmental guidelines established for the development of skills and competencies in route management.Merino, Eugenio Andrés DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaZacchi, Giancarlo Philippi2020-10-21T21:32:01Z2020-10-21T21:32:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 p.| il., gráfs.application/pdf369299https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216612porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:32:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:32:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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