"Hitler, a besta de Berlim": uma história da propaganda antinazista hollywoodiana nos Estados Unidos e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos, Leonardo Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247572
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.
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spelling "Hitler, a besta de Berlim": uma história da propaganda antinazista hollywoodiana nos Estados Unidos e no BrasilHistóriaCinema e históriaNazismo e cinemaGuerra Mundial, 1939-1945Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.Considerando o cinema como uma das principais munições da arma de propaganda ideológica estadunidense e os nazistas um de seus grandes alvos durante a Segunda Guerra Mundial, pesquisa- se sobre a produção antinazista hollywoodiana e sua circulação nos Estados Unidos e no Brasil. Para tanto, é necessário examinar como ocorreu o embate entre o cinema alemão e estadunidense no Brasil e como viviam os inimigos alemães nazistas no Brasil; aprofundar sobre a evolução do envolvimento de Hollywood na Guerra entre 1930 e 1945; analisar as obras hollywoodianas antinazistas surgidas neste contexto; e pesquisar a projeção dessas nos Estados Unidos e no Brasil. Empregando a História Social do Cinema, com vistas a dissertar o contexto de produção, a narrativa e a circulação de três filmes ? Hitler, a besta de Berlim (1939), Os filhos de Hitler (1943) e Educação para a Morte (1943), desenvolve-se, um olhar global sobre essas questões no sentido de não atentar-se somente a política e a econômica entre Estados, mas, sim, também destacar os mais diferentes personagens e acordos dessa disputa cultural e cinematográfica. Diante disso, percebe- se que o cinema alemão conquistou certo espaço nos cinemas brasileiros em 1930, entretanto, com as proibições de partidos estrangeiros no país e o desenvolvimento da guerra, as produções alemãs deixaram de ser importadas. Isso abriu um terreno fértil para que a propaganda estadunidense prosperasse, mesmo que esses também enfrentassem alguma resistência do governo de Getúlio Vargas. O cinema antinazista hollywoodiano fez representações nas quais os bons alemães da resistência agiam de acordo com os valores do American Way of Life e enfrentavam maus nazistas, fruto do autoritarismo antidemocrático de Adolf Hitler. Mais do que combater o nazismo, era importante fazer representações que reforçavam a moralidade e ideologia estadunidense. Mediante a pesquisa de jornais brasileiros da época, constata-se que boa parte da cinematografia antinazista hollywoodiana produzida no período circulou também no Brasil, o que retifica o investimento desse país como escopo das políticas de home-front estadunidense. Também, nota-se que filmes nem sempre têm o mesmo efeito e impacto de transmissão desejada em locais diferentes. Em relação a Hitler, a Besta de Berlim, filme independente, lançado em 1939, se mostra que, se no país da América do Norte, causou grande alvoroço e sofreu com censura, ao chegar em solo brasileiro, em 1945, sua trama pouco atraiu polêmicas e grandes audiências. Apesar desse episódio, por meio das exibições e do público conquistado em Os filhos de Hitler e Educação para a Morte, evidencia-se que a cinematografia antinazista hollywoodiana foi bem sucedida na mobilização do home front durante a guerra, seja nos Estados Unidos, ou no Brasil.Abstract: Considering cinema as one of the main ammunitions of USA?s ideological and propaganda weapon and the Nazis as one of their primary targets during the World War II, this research focus on Hollywood?s anti-Nazi production and exhibition in the United States and in Brazil. For that, it is necessary to inspect how the clash between German and the cinema of the United States took place in Brazil and how the Nazi German enemies lived in the south American country; delve into the evolution of Hollywood?s involvement in the War during the 1930s and 1945; to analyze the anti- Nazi Hollywood films that emerged in this context; and research their projections in the United States and Brazil. Employing the Cinema Social History, in order to discuss the historical conjuncture of production, narrative and circulation of three selected movies ? Hitler, the Beast of Berlin (1939), Hitler?s Children (1943) and Education for Death (1943), a global look at these issues is developed in the sense of not only looking at politics and economics matters among States, but also highlighting the most different characters and agreements in this cultural and cinematographic dispute in the War. Accordingly, it is clear that German cinema conquered a certain space in Brazilian cinemas in the 1930s, however, with the prohibition of foreign parties in the country and the development of the war, German productions were no longer imported, which opened a fertile ground for American propaganda to prosper, even if they also faced some resistance from Getúlio Vargas?s government. In general, the Hollywood anti-Nazi cinema made representations in which the good Germans of the resistance acted harmonious to the values of the American Way of Life and faced bad Nazis that were inspired by the antidemocratic and authoritarian Adolf Hitler?s ideology. More than fighting Nazism, it was important to represent and reinforce American morality and ideology to the audience. Through the research of Brazilian newspapers of this period, it appears that almost all the anti-Nazi Hollywood cinematography produced also circulated in Brazil, which rectifies the relevance of investments in this country in the range of USA?s home-front policies. Also, it is noted that films do not always have the same desired broadcast effect and impact in different locations. In relation to Hitler, the Beast of Berlin, an independent film, released in 1939, it is shown that in the USA it caused great uproar and suffered from censorship. When it arrived on Brazilian soil in 1945, it?s plot little attracted controversy and large audiences. Despite this episode, through the exhibitions and the audience conquered in Hitler?s Children and Education for Death, it is evident that Hollywood's anti-Nazi cinematography was successful in mobilizing the home front during the war, either in the United States or in Brazil.Valim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaTravassos, Leonardo Araújo2023-06-28T18:26:46Z2023-06-28T18:26:46Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il.application/pdf381293https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247572porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:26:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247572Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:26:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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