Concreto asfáltico drenante em asfaltos modificados por polímero SBS e borracha moída de pneus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100844 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2012 |
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Concreto asfáltico drenante em asfaltos modificados por polímero SBS e borracha moída de pneusEngenharia civilConcreto asfalticoBorrachaPolimerosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2012A pesquisa estuda as propriedades mecânicas quanto a desagregação, permeabilidade e deformação permanente dos concretos asfálticos drenantes modificados por polímero SBS e borracha moída de pneus na condição com e sem ciclagem de água. Os granulares utilizados foram de origem granítica oriundos da Empresa Vogelsanger em Palhoça # SC e os ligantes de elevada consistência (CAP 30/45) fornecidos pela Refinaria Duque de Caxias (REDUC) e modificados a fim de atender o objetivo da pesquisa pela Empresa CBB Asfaltos em Curitiba # PR. Utilizou-se o CAP 30/45 com a intenção de obter misturas mais resistentes ao elevado tráfego que provoca o aumento da deterioração das rodovias e modificados para aumentar ainda mais essa resistência. A modificação caracterizou-se pela adição de 4% de polímero SBS por já ter sido tema de outras pesquisas e 20% de borracha moída de pneus pelo apelo ambiental, sendo que tal percentagem foi utilizada pois é a adotada pelas curvas granulométricas descontínuas que caracterizam as misturas drenantes. Para a realização de ambas as misturas, para que sejam comprovadamente drenantes, devem ter volume de vazios acima de 20% e permeabilidade com velocidade de escoamento acima de 0,6 cm/s e além disso, possuírem desagregação inferior a 25% e deformação permanente inferior a 10% para que não haja afundamentos nas trilhas de roda. A razão de estudar as condições das misturas com e sem ciclagem, é verificar o comportamento dessas misturas tanto em pista seca quanto com pista úmida ou molhada. Mas acima de tudo, o estudo busca desenvolver um bom pavimento que proporciona conforto, economia e segurança o que o pavimento drenante oferece por não haver a formação da hidroplanagem, viscoplanagem, reflexão luminosa, névoa d#água, irregularidades, graças à eliminação da lâmina d#águaThe research studies the mechanical properties as to disintegration, permeability and permanent deformation of drainage asphalt concretes modifieds for polymer SBS and ground rubber tires in the condition with and without water cycling. The granulars used are of granitic origin from the Vogelsanger Firm in Palhoça - SC and the binders of high consistency (CAP 30/45) were provided by Duque de Caxias Refinery (REDUC) and modifieds for the purpose accord the objective of the research by CBB Asphalt Firm in Curitiba - PR. Was used himself the CAP 30/45 with the intention of obtaining mixtures more resistant to high traffic which causes the increase of the deterioration of the highways and modifieds to further increase this resistence. The modification was characterized himself by the addition of 4% of polymer SBS for already have been theme of other researchs and 20% of ground rubber tires by environmental appeal, being that such percentage was used because is adopted by the discontinuous granulometric curves that characterize the draining mixtures. For the realization of both mixtures, so that are provenly draining, must have void volume above than 20% and permeability with flow velocity above than 0,6 cm/s and furthermore, will possess disintegration less than 25% and permanent deformation less then 10% so that no there sags in the wheel tracks. The reason for study the conditions of mixtures with and without water cycling, is check the behavior of these mixtures both in dry runway as with moist or wet runway. But above all, the study search to develop a good paviment that provides comfort, economy and safety which the drainage paviment provides for have not the formation of hydroplaning, viscoplanagem, light reflection, water mist, irregularities, due to elimination of water depthMomm, LetoUniversidade Federal de Santa CatarinaGuimarães, José Marcos Faccin2013-06-25T23:12:08Z2013-06-25T23:12:08Z2013-06-25T23:12:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il., tabs., grafs.application/pdf312756http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100844porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:12:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100844Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:12:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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