Produtividade e impacto de pesquisadores brasileiros em ciência da informação: análise dos autores do ENANCIB 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Manuela Soares da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133091
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2015.
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spelling Produtividade e impacto de pesquisadores brasileiros em ciência da informação: análise dos autores do ENANCIB 2013BiblioteconomiaCiência da informaçãoComunicação na ciênciaBibliometriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2015.O índice-h é a mais bem sucedida redução de medida de produtividade e impacto científico. Considerando isto, a pesquisa se propõe a explorar o índice-h dos pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação, evidenciando características que possuam relação com o impacto de um pesquisador. Foram analisados indicadores e características de 295 autores de trabalhos no Encontro Nacional em Ciência da Informação de 2013, buscando o índice-h nas bases de dados Web of Science, Scopus e Google Scholar e levantando dados junto à base de currículos Lattes/CNPq. Os resultados mostram forte correlação do índice-h com o tempo de dedicação à pesquisa e com a obtenção de títulos acadêmicos, o que indica que o índice pode ser utilizado para avaliação de programas de pós-graduação na área. A baixa citação nas bases de dados internacionais Scopus e Web of Science revela pouco impacto internacional da CI brasileira e há pouca relação entre a incidência de bolsa de produtividade PQ e indicadores naquelas bases. A citação dos brasileiros no Google Scholar é mais expressiva e revela maior correlação entre bolsa PQ e índice h. Isso permite conjeturar diferentes composições da elite de pesquisa de Price, conforme a base de dados adotada.<br>Abstract : The h-index is the most successful reduction to measure productivity and scientific impact. Considering this, the research aims to explore the h-index of Brazilian researchers in Information Science, showing characteristics that relate to the impact of a researcher. The indicators and characteristics of 295 authors of the 2013 Encontro Nacional de Ciência da Informação were analyzed, looking for the h-indexes in the databases Web of Science, Scopus and Google Scholar and collecting data at the curriculum database of Lattes / CNPq. The results show strong correlation of the h-index with time dedicated to research and to the achieve of academic degrees, indicating that the index can be used for evaluation of graduate programs in the area. Low citation in international databases Scopus and Web of Science reveals little international impact of Brazilian Information Sciences and there is little relationship between the incidence of CNPq productivity grant and indicators on those bases. The citation of Brazilians in Google Scholar is more expressive and reveals greater correlation between the productivity grant and the h-index. This allows the conjecture of different compositions for Price's scientific elite, according to the database adopted.Kern, Vinícius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Manuela Soares da2015-05-26T04:08:52Z2015-05-26T04:08:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis243 p.| il., grafs.application/pdf333911https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133091porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-26T04:08:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133091Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-26T04:08:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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