A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER: INTERAÇÕES SOCIAIS E DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, DIEGO DE SOUSA
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SILVA, ARTHUR FRANCO E, SOUZA, CARLA MONTEIRO, SOUSA, GALDINO RODRIGUES DE, PRADO, MOACIR COSTA DO, MORAIS, RODRIGO AUGUSTO RESENDE, BARBOSA, TAÍSE GIAROLA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236097
Resumo: Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.
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