O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tholl, James
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130488
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_79b06eca6264b0e71a5f4da33fe8d50c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130488
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.Ensino de SociologiaEscola PúblicaEscola de Educação Básica Simão HessColégio de Aplicação da UFSCTeaching SociologySchool of Basic Education Simão HessCollege Application UFSCTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho busca analisar as características estruturantes do ensino de Sociologia em duas realidades escolares distintas: Colégio de Aplicação da UFSC e Escola de Educação Básica Simão Hess, da rede pública estadual de Santa Catarina. A ideia é analisar porque duas escolas consideradas de caráter público e localizadas no mesmo bairro da Trindade, em Florianópolis, convivem com especificidades tão diferentes quanto a condições materiais e pedagógicas do ensino de Sociologia. A investigação se baseou em primeira instância em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de sociologia, suas condições históricas e sociais no Brasil. Em um segundo momento nas observações e na regência em sala de aula, assim como o questionário aplicado aos alunos, com a finalidade de conhecer aspectos socioeconômicos, assim como culturais, de seu perfil. O trabalho também se baseou em entrevistas semi-estruturadas com os professores de Sociologia e diretor, para investigar sua formação acadêmica, condições de trabalho, vínculo contratual etc. E por último, foi realizada uma pesquisa documental, especialmente voltada para conhecer o Projeto Político Pedagógico das escolas.This paper seeks to analyze the structural characteristics of the teaching of sociology in two different school realities: College Application UFSC and Basic School Simão Hess, the public state of Santa Catarina. The idea is to analyze why two schools considered public and located in the same neighborhood character of the Trinity, in Florianópolis, with specificities coexist as different as materials and pedagogical conditions of teaching of Sociology. The research was based in the first instance on a literature review on teaching sociology, historical and social conditions in Brazil. In a second step in conducting the observations and in the classroom, as well as the questionnaire given to students in order to meet socio-economic aspects, as well as cultural, profile and semistructured interviews with teachers of Sociology and Director, to investigate his academic training, working conditions, type of employment etc. And lastly, documentary research, especially focused to meet the Education Policy Project of the schools was held.Jinkings, NiseUniversidade Federal de Santa CatarinaTholl, James2015-03-11T21:53:39Z2015-03-11T21:53:39Z2015-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130488porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-11T21:53:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-11T21:53:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
title O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
spellingShingle O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
Tholl, James
Ensino de Sociologia
Escola Pública
Escola de Educação Básica Simão Hess
Colégio de Aplicação da UFSC
Teaching Sociology
School of Basic Education Simão Hess
College Application UFSC
title_short O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
title_full O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
title_fullStr O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
title_full_unstemmed O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
title_sort O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
author Tholl, James
author_facet Tholl, James
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jinkings, Nise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tholl, James
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Escola Pública
Escola de Educação Básica Simão Hess
Colégio de Aplicação da UFSC
Teaching Sociology
School of Basic Education Simão Hess
College Application UFSC
topic Ensino de Sociologia
Escola Pública
Escola de Educação Básica Simão Hess
Colégio de Aplicação da UFSC
Teaching Sociology
School of Basic Education Simão Hess
College Application UFSC
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11T21:53:39Z
2015-03-11T21:53:39Z
2015-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130488
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021082882049