A configuração da demanda de atuação dos assistentes sociais em serviços de saúde: questões do "social" como matéria-objeto de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francielle Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189926
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2018.
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spelling A configuração da demanda de atuação dos assistentes sociais em serviços de saúde: questões do "social" como matéria-objeto de trabalhoServiço socialAssistentes sociaisServiços de saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2018.Busca compreender a configuração da demanda de atuação de assistentes sociais em serviços de saúde. Demanda é utilizada no sentido das práticas de requerimento de atendimento dos profissionais em contextos de trabalho em equipe. Realizou-se uma pesquisa orientada pelo método histórico-dialético, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir de documentos (legislações pertinentes aos serviços) e 37 entrevistas dirigidas com profissionais de três serviços prestados em um hospital: Urgência e Emergência, Transplante e Internação Pediátrica. Os dados foram analisados com suporte da técnica de análise de conteúdo temática. A pesquisa documental indicou uma incorporação controlada e diferenciada da especialização do trabalho em saúde e uma tendência ao estabelecimento de estratégias de controle das decisões nos processos de trabalho em saúde. Sugerem uma complicada combinação em duas dimensões: a) entre o fomento de práticas horizontalizadas de trabalho e a manutenção de áreas profissionais subsidiárias à área médica; b) entre autonomia dos trabalhadores e práticas de controle com enfoque na eficiência. As demandas de atuação se circunscrevem às rotinas que expressam um arcabouço institucional e tendem a variar segundo as condições e formas de organização e sistematização do trabalho de quem demanda e do próprio assistente social. A demanda se configura nos processos de trabalho a partir de um recorte/leitura e apreensão do objeto-matéria do profissional que se demanda, articulada ao reconhecimento de competências e atribuições no contexto de um serviço ou equipe. No processo da demanda há uma contradição fundamental entre aquilo que se estabelece como matéria-objeto para os assistentes sociais e o que a categoria profissional define para si em um projeto profissional emergente. A matéria-objeto é identificada com o social , que é tomado de um dado-indicador (ou de uma combinação deles) no atendimento aos usuários. Como processo de decisão, as demandas se convergem com práticas de seleção e pressupostos estabelecidos pelos profissionais. As práticas de seleção se articulam em três dimensões: pertença dos usuários a grupos/segmentos sociais vulneráveis ou de risco; disponibilidade e polivalência frente às habilidades interpessoais; melhor produtividade do serviço. O processo da demanda revela a força das referências tradicionais na experiência diária/rotina dos profissionais. Sobre experiência de trabalho se evidenciam quatro questões acerca da demanda do assistente social: a) na experiência se conhece e se aprende sobre o seu trabalho; b) tem impacto na demanda o trabalho em equipes com composição estável; c) o maior tempo de ensino em serviço favorece o reconhecimento das possibilidades de atuação; d) na experiência de trabalho se realiza a função político-pedagógica dos assistentes sociais. Os assistentes sociais incorporam a análise da demanda no processo da ação e identificam as referências limitadas a sua matéria-objeto. A experiência de atuação deve se vincular a estratégias que busquem consolidar a criação de uma nova cultura de organização do trabalho. Espera-se ter indicado elementos para ampliar as discussões a respeito da demanda frente aos dilemas da efetivação do projeto profissional, que se realiza nos enfrentamentos e nas contraposições que se processam no cotidiano e que carecem reconhecimento e avanço.Abstract : In this paper we seek to understand the format of the demand social worker at health services. The demand is used in the sense of the professionals requesting practices in a teamwork context. A research oriented in the historical-dialectical method of a qualitative nature has been conducted. The data have been collected through documents (legislation relevant to the services) and 37 interviews with professionals who have been working in 3 services at a hospital: Emergency room, Transplant room and Children s Intensive Care. The data have been analyzed with the help of thematic analysis. The document research indicated a controlled and differentiated incorporation of work specialization in the healthcare and a tendency to the establishment of strategies of decision control in the processes of working in the healthcare. They indicate a complicated combination in two dimensions: a) a combination between the promotion of horizontal management and the maintenance of subsidiary professional areas in the medical field; b) a combination between workers autonomy and control practices focused on efficiency. The demands for action are limited to routines that express an "institutional framework" and tend to vary according to the conditions and forms of work organization and systematization from those who demand it, and by the social worker. The demand is configured in the work processes based on a clipping / reading and apprehension of the professional s object that is demanded, articulated to competences recognition and attributions in a service or team context. In the process of demand there is a fundamental contradiction between what is established as an object for social workers and what the professional category defines for itself in an emerging professional project. The matter is identified as social , which is taken from a "data-indicator" (or a combination of them) at the user service. As a decision process, the demands converge in selection practices and assumptions established by professionals. The selection practices are articulated in three dimensions: users' belonging to vulnerable or risky social groups / segments; availability and versatility in relation to interpersonal skills; and better service productivity. The demand process reveals the strength of traditional references in the daily experience / routine of professionals. On the work experience, four questions about the social worker demands are evident: a) at the practice one knows and one learns about his work; b) there is an impact on the demand the work in groups with stable composition; c) the greater the time of teaching at service favors the recognition of action possibilities; d) at the work experience the political-pedagogical function of social workers is fulfilled. Social workers incorporate demand analysis into the action process and identify limited references to their object. The current experience should be linked to strategies that seek to consolidate the creation of a new work organization culture. We hope to have indicated elements to broaden the discussions about the demand in the face of the professional project implementation dilemmas, which happens in the confrontations and in the oppositions that are carried out in daily life, lacking recognition and stride.Mioto, Regina Célia TamasoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Francielle Lopes2018-09-15T04:45:32Z2018-09-15T04:45:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis409 p.| il., gráfs.application/pdf354279https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189926porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:45:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189926Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:45:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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