SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196 |
Resumo: | A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões. |
id |
UFSC_79caa33a47949d30c9cd1d770d8a8ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181196 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINEEAD OnlineAtividade DocenteControleSistemasLevemente ArticuladosLógica da ConfiançaA EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões.2017-11-17T18:43:19Z2017-11-17T18:43:19Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DECASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJOCAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:43:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181196Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:43:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
title |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
spellingShingle |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE EAD Online Atividade Docente Controle Sistemas Levemente Articulados Lógica da Confiança |
title_short |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
title_full |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
title_fullStr |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
title_full_unstemmed |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
title_sort |
SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE |
author |
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE |
author_facet |
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS |
author_role |
author |
author2 |
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EAD Online Atividade Docente Controle Sistemas Levemente Articulados Lógica da Confiança |
topic |
EAD Online Atividade Docente Controle Sistemas Levemente Articulados Lógica da Confiança |
description |
A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:43:19Z 2017-11-17T18:43:19Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651981000015872 |