SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO, CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196
Resumo: A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões.
id UFSC_79caa33a47949d30c9cd1d770d8a8ef0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181196
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINEEAD OnlineAtividade DocenteControleSistemasLevemente ArticuladosLógica da ConfiançaA EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões.2017-11-17T18:43:19Z2017-11-17T18:43:19Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DECASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJOCAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:43:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181196Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:43:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
title SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
spellingShingle SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
EAD Online
Atividade Docente
Controle
Sistemas
Levemente Articulados
Lógica da Confiança
title_short SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
title_full SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
title_fullStr SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
title_full_unstemmed SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
title_sort SISTEMAS LEVEMENTE ARTICULADOS E LÓGICA DA CONFIANÇA: O CONTROLE DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE
author MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
author_facet MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS
author_role author
author2 CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
CAVALCANTI JÚNIOR, HENRIQUE SÉRGIO BARROS
dc.subject.por.fl_str_mv EAD Online
Atividade Docente
Controle
Sistemas
Levemente Articulados
Lógica da Confiança
topic EAD Online
Atividade Docente
Controle
Sistemas
Levemente Articulados
Lógica da Confiança
description A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:43:19Z
2017-11-17T18:43:19Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651981000015872