Geometria escolar nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515 |
id |
UFSC_79d77bd58aa10eacdd6c6f2d968f3493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235446 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Geometria escolar nos anos iniciaisDesenho à mão livreDesenho geométricoDesenho NaturalEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515O presente artigo toma categorias construídas pelos estudos históricos de relações entre geometria e desenho que marcaram os diferentes movimentos do currículo de matemática para o ensino de geometria, proposto ao curso primário, do século XIX até meados do século XX. Utilizam-se como fonte regulamentações e manuais escolares de cada período que tiveram como intenção atender às normativas. Dialogam com o passado os resultados de pesquisas atuais, que destacam perspectivas para o ensino de geometria no século XXI e sua inserção na BNCC. Nenhum dos três movimentos foi mantido da maneira como foi prescrito, entretanto, há vestígios deles no cenário do século XXI. A história dos movimentos de construção de saberes para o ensino de geometria pode trazer contribuições e frutíferas reflexões para pensar, analisar e desencadear proposta e ações pertinentes para práticas pedagógicas de um ensino de geometria.Zetetiké - Revista de Educação Matemática2022-06-07T10:39:46Z2022-06-07T10:39:46Z2022-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike (Unicamp), v. 30, p. 1-19, 2022.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:39:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:39:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria escolar nos anos iniciais |
title |
Geometria escolar nos anos iniciais |
spellingShingle |
Geometria escolar nos anos iniciais Leme da Silva, Maria Célia Desenho à mão livre Desenho geométrico Desenho Natural |
title_short |
Geometria escolar nos anos iniciais |
title_full |
Geometria escolar nos anos iniciais |
title_fullStr |
Geometria escolar nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Geometria escolar nos anos iniciais |
title_sort |
Geometria escolar nos anos iniciais |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho à mão livre Desenho geométrico Desenho Natural |
topic |
Desenho à mão livre Desenho geométrico Desenho Natural |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07T10:39:46Z 2022-06-07T10:39:46Z 2022-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike (Unicamp), v. 30, p. 1-19, 2022. 2176-1744 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike (Unicamp), v. 30, p. 1-19, 2022. 2176-1744 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké - Revista de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké - Revista de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651883520196608 |