Geometria escolar nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515
id UFSC_79d77bd58aa10eacdd6c6f2d968f3493
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235446
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Geometria escolar nos anos iniciaisDesenho à mão livreDesenho geométricoDesenho NaturalEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515O presente artigo toma categorias construídas pelos estudos históricos de relações entre geometria e desenho que marcaram os diferentes movimentos do currículo de matemática para o ensino de geometria, proposto ao curso primário, do século XIX até meados do século XX. Utilizam-se como fonte regulamentações e manuais escolares de cada período que tiveram como intenção atender às normativas. Dialogam com o passado os resultados de pesquisas atuais, que destacam perspectivas para o ensino de geometria no século XXI e sua inserção na BNCC. Nenhum dos três movimentos foi mantido da maneira como foi prescrito, entretanto, há vestígios deles no cenário do século XXI. A história dos movimentos de construção de saberes para o ensino de geometria pode trazer contribuições e frutíferas reflexões para pensar, analisar e desencadear proposta e ações pertinentes para práticas pedagógicas de um ensino de geometria.Zetetiké - Revista de Educação Matemática2022-06-07T10:39:46Z2022-06-07T10:39:46Z2022-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike (Unicamp), v. 30, p. 1-19, 2022.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:39:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:39:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria escolar nos anos iniciais
title Geometria escolar nos anos iniciais
spellingShingle Geometria escolar nos anos iniciais
Leme da Silva, Maria Célia
Desenho à mão livre
Desenho geométrico
Desenho Natural
title_short Geometria escolar nos anos iniciais
title_full Geometria escolar nos anos iniciais
title_fullStr Geometria escolar nos anos iniciais
title_full_unstemmed Geometria escolar nos anos iniciais
title_sort Geometria escolar nos anos iniciais
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho à mão livre
Desenho geométrico
Desenho Natural
topic Desenho à mão livre
Desenho geométrico
Desenho Natural
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07T10:39:46Z
2022-06-07T10:39:46Z
2022-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike (Unicamp), v. 30, p. 1-19, 2022.
2176-1744
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike (Unicamp), v. 30, p. 1-19, 2022.
2176-1744
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zetetiké - Revista de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Zetetiké - Revista de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651883520196608