A emancipação humana a partir da síntese histórica do desenvolvimento das forças produtivas sociais: o sistema de laboratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campana, Samya
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89003
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Economia.
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spelling A emancipação humana a partir da síntese histórica do desenvolvimento das forças produtivas sociais: o sistema de laboratórioEconomiaMaterialismo historicoNanotecnologiaProdução (Teoria econômica)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Economia.Pensamos para além do posto, fazendo uma leitura da realidade, em um tempo em que a história não acabou e tampouco é repetição, que ousa apreender um movimento que não é o de afirmação do capital e nem o de negação do capital, mas o de transição, para além do capital. Nesse sentido não se trata de refletir se estamos diante do recrudescimento ou revigoramento do modo de produção capitalista. O referencial teórico central desta dissertação é a tese de pós-doutoramento do prof. Idaleto Malvezzi Aued, que consiste em explicitar quais os elementos postos hoje, engendrados pelo modo de produção capitalista, que são constitutivos de uma sociedade que traz em si elementos emancipatórios (uma sociedade superior), bem como os capítulos 11, 12 e 13 de O Capital, livro 1, v.1, os Grundrisse, A Ideologia Alemã e os Manuscritos Econômico-filosóficos. Buscamos no velho a possibilidade do novo, tendo por foco que a superação da sociedade se faz através de uma nova forma social de produção (transitória) que emerge, no presente, do desenvolvimento das forças produtivas no modo de produção capitalista: entendemos que a superação da - e na - ordem burguesa se relaciona com a superação concreta do modo de produção capitalista a partir do modo como os homens, ao se unirem, produzem materialmente sua existência. Ao fazê-lo, os homens se exteriorizam, se objetivizam, e das forças produtivas se separam eliminando-se como força produtiva imediata. Uma vez que essa superação não se faz pela teoria, nem pelo método e nem pelas concepções ou idéias dos homens, senão pelo movimento da ação real dos homens, utilizamos o pensamento dialético para estabelecer os nexos do movimento real através da razão. Eis os resultados da dissertação: o entendimento da filosofia enquanto razão, porque a apreensão pelo pensamento se deu sobre determinada forma dos homens produzirem sua existência, isto é, a razão dos homens; o entendimento sobre o materialismo histórico com objetivo de explicitar que os homens são produto dos homens ao se unirem para produzir socialmente os meios de produção e suas relações sociais; a análise, a partir das nanotecnologias, do que chamamos "sistema de laboratório": os instrumentos de produção, os objetos que são transformados e o atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas, isto é, do vínculo material e social entre os homens (cooperação); a concepção e a dedução dessas relações de produção como relações historicamente originadas que apontam a um passado por detrás desse sistema; a sinalização dos pontos que, prefigurando o movimento nascente do futuro, insinuam a abolição da forma presente das relações burguesas; a sinalização das possibilidades da emancipação humana; o entendimento da transição para emancipação tendo por pressuposto a materialidade desenvolvida pelo modo de produção capitalista. It is thought beyond what has been stated, making a reality reading, in a time in which the history has not finished or either is repetition that dares apprehending a movement that is not of capital affirmation and either of the capital negation, but of the transition beyond the capital. In this way, it is not a question of thinking if we are in front of the recrudescing or revitalizing the capitalist production way. The central theoretical referential of this dissertation is the post-doctorate thesis of Prof. Idaleto Malvezzi Aued that consists in explicit which of the today's elements, engendered by the capitalist production way, that are constitutive of a society that brings in itself emancipatory elements (a superior society), as well as the chapters 11, 12 and 13 of The Capital, book 1, v. 1, the Grundisse, German Ideology and the Economical-philosophical Manuscript. It is searched on the old the possibility of the new, having as the focus that the society overcoming is done through a new production social form (transitory) that emerges, nowadays, from the productive powers development in a capitalist production way: it is understood that the overcoming of - and on - burgess order is related to the concrete overcoming of the capitalist production way from the way the men, when they gather, produce materially their existence. Doing this, the men exteriorize, objectify, and from the productive powers they separate eliminating themselves as immediate productive power. Since this overcoming is not done by theory, neither by method and nor by men's conceptions or ideas, but by men's real action movement, it is used the dialect thoughts to establish the real movement nexus through the reason. These are the dissertation results: the philosophy understanding while reason, because the apprehension by thought was done in a certain way of men to produce their existence, that is, the reason of men; the understanding about the historical materialism with the aim to explicit that the men are product of men when they gather together to produce socially the production means and their social relations; the analysis from nanotechnologies of what is called "laboratory system": the production instruments, the objects that are transformed and the present productive powers development stage, this is, the material and social bond among men (cooperation); the conception and deduction of these production relations as relations historically originated that point to a past behind this system; the points signalization that prefiguring the future nascent movement, insinuate the abolition of the present way of burgess relations; the signalization of the human emancipation possibilities; the transaction understanding for the emancipation, having assumption to materiality developed by capitalist production way.Florianópolis, SCAued, Idaleto MalvezziUniversidade Federal de Santa CatarinaCampana, Samya2012-10-22T15:45:21Z2012-10-22T15:45:21Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228758http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89003porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T15:58:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89003Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T15:58:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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