Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Gabriela Marçal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220483
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_7ac499ddc03ff21e9d530ec301fe041b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220483
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNunes, Gabriela MarçalBergmann, Juliana Cristina Faggion2021-02-26T14:52:42Z2021-02-26T14:52:42Z2020371001https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220483Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Aprender uma língua estrangeira tornou-se uma demanda necessária àqueles que pretendem ampliar as informações e estreitar contatos com novas culturas. A era digital permite que essa aprendizagem aconteça de diversas formas, e uma delas é através de smartphones, com o auxílio de aplicativos de aprendizagem de línguas estrangeiras. Além de desempenharem o acesso ao ensino não-formal de línguas, os aplicativos podem se converter em auxiliadores no processo de aprendizagem de LE no ensino formal, visto que as demandas e habilidades a serem trabalhadas em uma aula de línguas geralmente não são supridas no tempo regular. Entretanto, professores enfrentam grandes desafios ao se depararem com as novas demandas exigidas pela era digital, pois, de acordo com Kenski (2013) além de terem uma carga exaustiva de trabalho, planejam e executam suas funções de forma solitária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo aprimorar uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras, considerando as características, propósitos e funcionalidades dos aplicativos como ferramentas de apoio às aulas regulares de línguas estrangeiras de modo que auxilie professores na escolha do aplicativo mais adequado. Para tanto, fez-se uma análise crítica de uma ficha de análise de apps (NUNES, 2017) elaborada pela mesma autora, que permitiu que fossem levantadas questões a serem melhoradas, além de uma revisão sistemática em busca de pesquisas cujos estudos são baseados em elaboração de critérios de análise de aplicativos de LE. Após todo o processo de desenvolvimento da plataforma, elaborou-se um questionário a fim de avaliar o site Colmeia de Apps, respondido por 43 professores de línguas estrangeiras. Como resultado, houve mudanças significativas desde a interface do site até o conteúdo do questionário de análise e a apresentação dos resultados.Abstract: Learning a foreign language has become a necessary demand for those who want to expand information and strengthen contacts with new cultures. The digital age allows this learning to happen in several ways, one of which is through smartphones, with the aid of foreign language learning applications. In addition to providing access to non-formal language teaching, applications can become assistants in the foreign language learning process in formal education, as the demands and skills to be worked on in a language class are generally not met over regular time. However, teachers face great challenges when faced with the new demands demanded by the digital age, because, according to Kenski (2013) in addition to having an exhaustive workload, they plan and execute their functions in a solitary way. Thus, the present work aims to improve a digital and collaborative platform for the analysis of foreign language applications, considering the characteristics, purposes and functionalities of the applications as tools to support regular foreign language classes in order to assist teachers in choosing the most suitable application. To this end, a critical analysis of an app analysis form (NUNES, 2017) was carried out by the same author, which allowed questions to be raised for improvement, in addition to a systematic review in search of researches whose studies are based on development of LE application analysis criteria. After the entire process of developing the platform, a questionnaire was prepared in order to assess the Colmeia de Apps website, answered by 43 foreign language teachers. As a result, there were significant changes from the website interface to the content of the analysis questionnaire and the presentation of the results.103 p.| il., gráfs.porEducaçãoLinguagem e línguasAplicativos móveisTecnologia educacionalColmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1542-D.pdfPEED1542-D.pdfapplication/pdf2806940https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220483/-1/PEED1542-D.pdf13ffdc5fa4130a3679c3054a8d217597MD5-1123456789/2204832021-02-26 11:52:42.358oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220483Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:52:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
title Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
spellingShingle Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
Nunes, Gabriela Marçal
Educação
Linguagem e línguas
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
title_short Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
title_full Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
title_fullStr Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
title_sort Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
author Nunes, Gabriela Marçal
author_facet Nunes, Gabriela Marçal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Gabriela Marçal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bergmann, Juliana Cristina Faggion
contributor_str_mv Bergmann, Juliana Cristina Faggion
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Linguagem e línguas
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
topic Educação
Linguagem e línguas
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-26T14:52:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-26T14:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220483
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 371001
identifier_str_mv 371001
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220483/-1/PEED1542-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13ffdc5fa4130a3679c3054a8d217597
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805194505453568