Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavarin, Karina Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222267
Resumo: Pavarin, Karina Cristina dos Santos PROBLEMAS DE ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ARITMÉTICA INTUITIVA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS (1890-1930)/ Karina Cristina dos Santos; orientadora Luciane de Fátima Bertini, 2020. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2020. 1. Livros didáticos. 2. Aritmética Intuitiva. 3. Problemas de aritmética. 4.Instruir. 5.Aplicar.Assunto. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930).
id UFSC_7aec2b6687f34661c2593eef6fd8d57e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222267
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)Livros didáticosAritmética IntuitivaProblemas de aritméticaInstruirAplicarPavarin, Karina Cristina dos Santos PROBLEMAS DE ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ARITMÉTICA INTUITIVA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS (1890-1930)/ Karina Cristina dos Santos; orientadora Luciane de Fátima Bertini, 2020. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2020. 1. Livros didáticos. 2. Aritmética Intuitiva. 3. Problemas de aritmética. 4.Instruir. 5.Aplicar.Assunto. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930).Esta dissertação de mestrado é baseada na perspectiva da História cultural. Discute o uso de problemas de aritmética em tempos do método intuitivo. Assim, ao buscar trabalhos que contribuíssem para a compreensão desse momento, encontrou-se a tese de Oliveira (2017) que analisa, dentre documentos pedagógicos, livros didáticos e evidencia elementos de um novo saber, a Aritmética Intuitiva. Definiu-se então que, a partir de Oliveira (2017), examinar-se-ia os mesmos cinco livros didáticos destacados por ele, aprofundando a discussão sobre os problemas de aritmética. Para nortear a pesquisa, levantou-se a seguinte questão: Quais as finalidades de uso dos problemas na Aritmética Intuitiva? Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se as etapas metodológicas de pesquisa descritas por Valente (2018): recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos conhecimentos dos docentes, sistematização e uso dos conhecimentos como saberes. Durante a etapa denominada recompilação de experiências docentes, usou-se a observação e a descrição, procedimentos de pesquisa citados por Burke (2016). Para realizá-las foi necessário um olhar minucioso em busca de aproximações e distanciamentos das obras. Identificou-se quatro finalidades: Explorar, Instruir, Aplicar e Verificar. Porém, na Aritmética Intuitiva, as finalidades Instruir e Aplicar formam uma díade, dialogam entre si e têm participação central na caracterização da Aritmética Intuitiva.Bertini, Luciane de FátimaPavarin, Karina Cristina dos Santos2021-04-18T17:42:11Z2021-04-18T17:42:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAVARIM, Karina Cristina dos Santos. Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva (1890-1930). 100f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulho 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-18T18:51:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-18T18:51:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
title Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
spellingShingle Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
Pavarin, Karina Cristina dos Santos
Livros didáticos
Aritmética Intuitiva
Problemas de aritmética
Instruir
Aplicar
title_short Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
title_full Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
title_fullStr Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
title_full_unstemmed Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
title_sort Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930)
author Pavarin, Karina Cristina dos Santos
author_facet Pavarin, Karina Cristina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavarin, Karina Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Aritmética Intuitiva
Problemas de aritmética
Instruir
Aplicar
topic Livros didáticos
Aritmética Intuitiva
Problemas de aritmética
Instruir
Aplicar
description Pavarin, Karina Cristina dos Santos PROBLEMAS DE ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ARITMÉTICA INTUITIVA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS (1890-1930)/ Karina Cristina dos Santos; orientadora Luciane de Fátima Bertini, 2020. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2020. 1. Livros didáticos. 2. Aritmética Intuitiva. 3. Problemas de aritmética. 4.Instruir. 5.Aplicar.Assunto. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva: uma análise em livros didáticos (1890-1930).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-18T17:42:11Z
2021-04-18T17:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAVARIM, Karina Cristina dos Santos. Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva (1890-1930). 100f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulho 2020.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222267
identifier_str_mv PAVARIM, Karina Cristina dos Santos. Problemas de aritmética em tempos de Aritmética Intuitiva (1890-1930). 100f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulho 2020.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308268974080